AnálisesJogos

Cartel Tycoon – MBA de Pablo Escobar

Introdução

Data de Lançamento: 18 março 2021

Plataformas: Windows

Desenvolvedor: Moon Moose

Preço: Early Access ($24.99)

Descrição: Transforma dinheiro sujo em dinheiro limpinho, neste simulador duma ficcional América Latina dos anos 80, numa história que se vai revelando lentamente e com todas as peripécias inerentes a estes negócios.

Metodologia

Género:  Simulador

Modo: PVE

Condição de Vitoria: Jogar durante 3 horas.

Gameplay Overview: Como qualquer simulador temático, Cartel Tycoon desafia-vos com missões cada vez mais complexas, arriscadas e que introduzem novas dinâmicas. A forma como são lançadas promove a que aprendam o jogo, mas são dadas poucas pistas, não já tutorial e em vários momentos não fez sentido o que nos estava a escapar.

Gráficos & Som

A nossa primeira meia hora de jogo:

Análise

Interface: Mesmo com bastantes apalpadelas para perceber onde fica cada coisa, a interface não é ma. Existem várias más escolhas, como quantidade de vezes que somos chateados pelos nossos súbditos relativamente a aumentos e pop ups similares. Navegar no modo de conversa também é meio chato, quando podia ser um método de clique para avançar. O pior é não existir save game, apenas quando saem do jogo.

História: O conceito se morte permanente dos vários personagens dá bastante dinâmica à história.

Comunidade: Há Discord, onde os devs participam, mas não muito nem pouco. É uma equipa pequena e um simulador é um projeto grande.

Sensação de Recompensa: Não é tão entusiasmante como outros do género e rapidamente o tema diferente deixa de valer o esforço. As missões são algumas vezes sem sal.

O que mais gostamos: Tem uma vibe muito Tropico 4, um jogo excelente do género (mas não tem tanta piada). Não tem como foco as guerras com armas mas sim uma grande componente logística.

O que menos gostamos: Tutorial, falta um bom lançamento no jogo (caso para dizer que era preciso más companhias?). Não há save intermediário e alguns eventos aleatórios mal balanceados acabam com o jogo ou deixam tudo muito complicado, mas que por vezes acontece nos minutos iniciais.

Conclusão

Cartel Tycoon é um simulador interessante para quem é adepto se um estilo com muita logística e tentativa e erro. Não é expedito o que fazer e muitas vezes só depois das coisas acontecerem é que percebemos o que aquilo é. Estando em acesso antecipado, um bom tutorial, correções na dificuldade e um sistema de save podem deixar o jogo bem posicionado para ao PVP atual ser suficientemente bem-sucedido.

Amostra cedida por Keymailer

Cartel Tycoon

24.99
8

História

7.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

8.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Está bem encaminhado para um simulador do género
  • Sistema de morte permanente

Contras

  • Algumas mecânicas precisam ser corrigidas
  • Constante concentração em tarefas menores repetitivas
  • Sistema de save
  • Sem tutorial
Previous post

M.A.R.S - Closed Beta [Videojogo]

Next post

Lian Li lança no mercado caixa 3 em 1 - Odyssey X

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.