AnálisesCulturaLiteratura

Segurança prática em sistemas e redes com Linux

Toda esta situação de isolamento social, teletrabalho e teleaulas, atirou-nos a quase todos para uma dependência da tecnologia para o dia-a-dia não esperada. As vendas de equipamentos de videoconferência, microfones e demais acessórios que permitem ver e ouvir outros dispararam, e em alguns sítios esgotaram até. Ao mesmo tempo, quem se aproveita da falta de segurança destas tecnologias, também ficou mais ativo e não há dúvida que a informação e os dados pessoais são o ouro deste século.

São os dados importantes?

O livro Segurança prática em sistemas e redes com Linux, de Jorge Granjal, editado pela FCA e distribuido pela Lidel, explora este tema utilizando este sistema operativo mas é um óptimo guia de segurança.

Podemos até não assumir, preferir não ter consciência disso ou dizer que não nos importamos, mas a verdade é que quer a nossa informação pessoal quer profissional é muito valiosa. A exposição de dados, o furto de informações confidenciais (mais graves e facilmente utilizadas para backmail e scam) ou num nível mais “baixo” a falta de definições corretas de privacidade que levam a social hacking/social engineering, acontecem porque em algum ponto falhas de segurança (vou optar por este nome genérico) existiam ou foram assumidas como um risco baixo.

Existem cada vez mais plataformas por onde os nossos dados viajam, desde a mais simples mensagem de texto (alguem ainda envia isso?), ao e-mail, redes sociais e toneladas de aplicações em que estamos registados. Fazemos a conexão ao que precisamos em imensos lugares, não só privados como públicos ou organizacionais, mas será de forma segura?

Plataforma de aprendizagem

Durante a aprendizagem com este livro fui utilizando o computador pessoal e algum software que gostaria de partilhar convosco.

Hardware:

Processador Intel Xeon E5-2620
Placa-mãe ECS X79R-A Deluxe
Placa gráfica MSI RX 570 8GB
Memória Exceleram DDR3 32GB Red Kit (4x 8G)
AOC U3277PWQU
Razer Deathadder Elite + Razer Mouse Bungee
Razer Deathstalker

Software:

Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark)

Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

Linux Mint 19.3 Tricia

Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa)

Browser Mozilla Firefox

Cliente de e-mail Mozilla Thunderbird

Organização do livro

Não estudei nem engenharia informática nem sistemas de informação, mas tenho curiosidade no tema e o objectivo de melhorar a minha segurança pessoal digital. Para explorar alguns tópicos do livro tive de estudar e “partir um pouco de pedra”, por andar com o Linux adormecido há alguns anos, mas cheguei lá. Se forem estudantes, técnicos ou docentes da área nenhum tópico será um verdadeiro desafio.

Relativamente aos tópicos abordados são muito assertivos e gostei sobretudo da forma como o conjunto se vai aglomerando e chegam aos tópicos finais a contemplar conhecimentos sólidos dos pontos iniciais. Não é de todo um livro de abrir e aplicar os conhecimentos de apenas um capítulo. Como redes não é o meu tópico de tecnologia preferido, existiram alguns capítulos em que lutei um pouco mais para concretizar, mas consegui.

Conclusão

Um dos meus temas preferidos foi a componente de certificação digital, os sistemas VPN e a forma como o Kali Linux é utilizado não só para dar a entender a ferramente poderosa que é como analista de segurança mas também de possíveis atacantes.

A nossa segurança será tão boa quanto o nosso elemento menos seguro e é árdua a tarefa de implementar sistemas de segurança e estar um passo à frente de quem procura comprometer os mesmos.

Acho que este livro me ajudou a olhar para o tema da segurança informática de uma forma que não estava à espera: Quanto mais sei que sei, menos sei que sei. E devem estar preparados para isso.

A ler se:

A ciber segurança e certificações em segurança de redes for um tópico do vosso interesse de aprendizagem e expansão.

Obrigado à LIDEL pela cedência de um exemplar para análise.

Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux

Consultar preços
9.5

Ponturação final

9.5/10

Prós

  • Boa dinâminca e envolvência
  • Prepara para certificações na área de segurança

Contras

  • Nada a apontar
Previous post

Griftlands [Alpha]

Next post

be quiet! Shadow Rock 3 [Dissipador de CPU]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.