AnálisesJogos

For the King II

Introdução

Data de Lançamento: 2 de novembro de 2023

Plataformas: Microsoft Windows

Desenvolvedor:  IronOak

Preço: 24.99€ na Steam

Descrição: For the King II é um RPG táctico baseado em turnos que combina elementos de jogo de tabuleiro com uma história envolvente e vários desafios que vão sendo gerados conforme o jogo avança.

Metodologia

Género: RPG, Estratégia, Indie

Modo: Single Player ou Co-op Online

Condição de Vitoria: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: Controlas um grupo de personagens, explorando um mundo hexagonal, completando missões, lutando contra inimigos e roubando recursos. O combate é baseado em turnos e requer o uso estratégico de habilidades e itens. A sobrevivência é um desafio constante, dado que nunca sabem o que está para lá do nevoeiro, exigindo gestão cuidadosa de recursos.

Análise

Interface
For the King II mantém a interface simples e informativa do primeiro jogo. Geres itens, habilidades e status do teu grupo através de menus fáceis de navegar. No mapa, o visual é limpo e colorido, destacando claramente pontos de interesse e perigos potenciais.

História
A narrativa é similar ao primeiro jogo, focando em restaurar a ordem após a usurpação do trono. Há missões secundárias com que podem interajir, mas a história principal é relativamente simples. Tem reviravoltas emocionantes e personagens cativantes que dão vida ao mundo do jogo.

Jogabilidade
É um RPG estratégico por turnos, utilizando uma equipa que vais recrutando para explorar um mundo gerado proceduralmente, completando missões, lutando contra inimigos e sobrevivendo aos elementos. O combate é baseado em dados e requer planeamento cuidado. Incentiva bastante a experimentação, mas não é um jogo fácil.

Comunidade
A comunidade do Steam é ativa, com mais de 8.500 avaliações no momento em que vos escrevo. Relativamente aos Steam Achievements, são quase 70 e variam entre a progressão principal e desafios específicos, que têm com certeza de ler no Steam para tentarem concluir.

Sensação de Recompensa
A sensação de gratificação ao superar desafios é uma parte essencial da experiência de For the King II, com recompensas satisfatórias e uma sensação de realização após cada vitória. Dada a sua dificuldade pode acontecer começarem a ficar ansiosos com a progressão e não estarem a conseguir recuperar o suficiente as vossas tropas.

O que mais gostamos
É estrategicamente complexo, com bastante repetibilidade e felizmente o mundo vai sendo gerado de forma aleatória. Tem uma arte deslumbrante e trilha sonora envolvente.

O que menos gostamos
Pode ser difícil demais, especialmente para jogadores casuais deste género (que é o meu caso), e gostava de ver mais opções de tutorial ou dificuldade ajustável.

O que o torna único
O sistema de jogo de tabuleiro procedural (roguelike) combinado com o RPG tático, cria uma experiência única e emocionante, especialmente divertida em aventuras com amigos.

Deves evitar se
Se não gostas de jogos desafiadores ou prefere narrativas mais elaboradas. Se te incomodas com bugs e problemas técnicos, talvez seja melhor esperar por mais correções. Têm saído de 2 a 4 patchs por mês.

Género e jogos equivalentes
Alguns jogos similares incluem Darkest Dungeon, Into the Breach e Fell Seal: Arbiter’s Mark.

Conclusão

For the King II oferece uma experiência envolvente e desafiadora, com uma narrativa cativante e boa jogabilidade estratégica. Embora possa assustar quem é mais casual, se procuras uma aventura emocionante, encontrarás muito para gostar nesta segunda edição do jogo, sendo ainda melhor quando jogado com amigos (para o bem e para o mal).

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

For the King II

24.99 EUR
7.9

História

8.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

7.0/10

Som

8.0/10

Prós

  • Interface intuitiva e design colorido
  • Narrativa envolvente e personagens engraçadas
  • Jogabilidade estratégica profunda
  • Sensação gratificante
  • Modo cooperativo online
  • Alta rejogabilidade

Contras

  • Dificuldade elevada e quase punitiva
  • Falta de opções de tutorial
  • Curva de aprendizagem íngreme
  • Algumas questões de balanceamento e bugs
  • Potencial para frustração
Previous post

Criar uma Desk PC Parte 3 [PCGuia nº338]

Next post

be quiet! Shadow Base 800 [caixa PC]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.