AnálisesJogos

Dust & Neon – Tiroteiros e neon com alma de Velho Oeste

Introdução

Data de Lançamento: 16 de fevereiro de 2023

Plataformas: PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Android, Microsoft Windows, iOS, Xbox Series X e Series S

Desenvolvedor: Rogue Games

Preço: 19.50€ na Steam

Descrição: É cowboys contra robôs neste jogo clássico em visão top-down, com sistema de loot e upgrade de armas, com progressão roguelite, no meio dum Wild West futurista.

Metodologia

Género: Acção, Aventura, RPG

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: Dust & Neon é um jogo de ação e estratégia ambientado num futuro distópico, onde assumes o papel de um mercenário numa missão de vingança contra corporações corruptas e gangues de rua. Prepara-te para uma combinação de combate frenético, personalização de personagens e narrativa envolvente, que cria uma experiência única e imersiva.

Análise

Interface
Dust & Neon adota uma perspectiva isométrica clássica, semelhante a títulos como Diablo. A mira fica presa ao protagonista, e botões simples cuidam do disparo, recarga e uso de habilidades. A interface é simplista e intuitiva, facilitando a navegação e a interação com o jogo. Os menus são claros e bem organizados, proporcionando uma experiência fluida para os jogadores. Gosto muito das animações que se sobrepõem em 3 dimensões ao restante jogo.

História
A narrativa de Dust & Neon é simples, envolvente e imersiva, levando-nos para um mundo distópico dominado por corporações corruptas e gangues. Vais tomando pequenas decisões que afetam o desenrolar da história.

Jogabilidade
A jogabilidade é a estrela deste jogo! As munições são escassas, forçando tiroteios estratégicos com foco na precisão e cobertura. Esquivares-te das balas e recarregar na hora certa são essenciais para sobreviveres. Tudo acontece de forma muito dinâmica e desafiadora, combinando elementos de ação e estratégia em combates frenéticos e emocionantes. Os controlos são responsivos e precisos, permitindo aos jogadores executar movimentos e ataques com facilidade. São quase 2000 armas, 1600 tónicos únicos que alteram ou melhoram as tuas habilidades, que são 24 e mudam radicalmente a forma de jogar.

Comunidade
O jogo possui uma comunidade moderada. No Steam, a página registra pouco mais de 170 análises e o Discord é simpático. Entre os achievements na Steam, um total de 19, prepara-te para muitos que te vão expandir a longevidade por umas horas e são bastante difíceis.

Sensação de Recompensa
Derrotar inimigos e chefes liberta novas armas e melhorias permanentes, tornando a progressão constante e viciante, mas pode ficar repetitiva com o tempo.

O que mais gostamos
O combate estratégico, a variedade de armas e a combinação de estilos únicos.

O que menos gostamos
Torna-se repetitivo ao mesmo tempo que exigente em termos de agilidade, o que cria uma barreira para alguns jogadores que não pode ser combatida simplesmente com mais tempo de grind.

O que o torna único
A fusão de tiroteios de faroeste com ambiente cyberpunk cria uma identidade visual ímpar. A mecânica de recarga manual adiciona tensão e recompensa ao combate, muito empolgante.

Deves evitar se
Se preferes jogos casuais ou pouco intensos.

Género e jogos equivalentes
Este é um jogo de tiro roguelite com perspectiva isométrica. Títulos similares incluem “Hotline Miami”, “Ruiner” e “Katana ZERO”, mas também Hades e Enter the Gungeon, que já fizemos análise cá no website.

Conclusão

Dust & Neon oferece uma emocionante aventura através de um mundo distópico repleto de ação e intriga. Com uma jogabilidade dinâmica, é uma escolha sólida para os fãs de jogos de ação e estratégia, com muitas armas, habilidades, que aguentam a pressão dum jogo desafiante.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por Keymailer.

Dust & Neon

19.50 EUR
7.6

História

6.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

7.0/10

Som

8.0/10

Prós

  • Visual único
  • Há desbloqueios permanentes
  • Jogabilidade é viciante e dinâmica
  • Combate é estratégico
  • Variedade de armas

Contras

  • Curva de dificuldade
  • Alguns boss mais frustrantes
  • Não é ideal para quem não gosta de cyberpunk
Previous post

ASUS anuncia as placas gráficas TUF Gaming e ASUS Dual AMD Radeon RX 7900 GRE

Next post

DeepCool apresenta o ASSASSIN 4S

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.