AnálisesJogos

Cartel Tycoon – MBA de Pablo Escobar

Introdução

Data de Lançamento: 18 março 2021

Plataformas: Windows

Desenvolvedor: Moon Moose

Preço: Early Access ($24.99)

Descrição: Transforma dinheiro sujo em dinheiro limpinho, neste simulador duma ficcional América Latina dos anos 80, numa história que se vai revelando lentamente e com todas as peripécias inerentes a estes negócios.

Metodologia

Género:  Simulador

Modo: PVE

Condição de Vitoria: Jogar durante 3 horas.

Gameplay Overview: Como qualquer simulador temático, Cartel Tycoon desafia-vos com missões cada vez mais complexas, arriscadas e que introduzem novas dinâmicas. A forma como são lançadas promove a que aprendam o jogo, mas são dadas poucas pistas, não já tutorial e em vários momentos não fez sentido o que nos estava a escapar.

Gráficos & Som

A nossa primeira meia hora de jogo:

Análise

Interface: Mesmo com bastantes apalpadelas para perceber onde fica cada coisa, a interface não é ma. Existem várias más escolhas, como quantidade de vezes que somos chateados pelos nossos súbditos relativamente a aumentos e pop ups similares. Navegar no modo de conversa também é meio chato, quando podia ser um método de clique para avançar. O pior é não existir save game, apenas quando saem do jogo.

História: O conceito se morte permanente dos vários personagens dá bastante dinâmica à história.

Comunidade: Há Discord, onde os devs participam, mas não muito nem pouco. É uma equipa pequena e um simulador é um projeto grande.

Sensação de Recompensa: Não é tão entusiasmante como outros do género e rapidamente o tema diferente deixa de valer o esforço. As missões são algumas vezes sem sal.

O que mais gostamos: Tem uma vibe muito Tropico 4, um jogo excelente do género (mas não tem tanta piada). Não tem como foco as guerras com armas mas sim uma grande componente logística.

O que menos gostamos: Tutorial, falta um bom lançamento no jogo (caso para dizer que era preciso más companhias?). Não há save intermediário e alguns eventos aleatórios mal balanceados acabam com o jogo ou deixam tudo muito complicado, mas que por vezes acontece nos minutos iniciais.

Conclusão

Cartel Tycoon é um simulador interessante para quem é adepto se um estilo com muita logística e tentativa e erro. Não é expedito o que fazer e muitas vezes só depois das coisas acontecerem é que percebemos o que aquilo é. Estando em acesso antecipado, um bom tutorial, correções na dificuldade e um sistema de save podem deixar o jogo bem posicionado para ao PVP atual ser suficientemente bem-sucedido.

Amostra cedida por Keymailer

Cartel Tycoon

24.99
8

História

7.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

8.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Está bem encaminhado para um simulador do género
  • Sistema de morte permanente

Contras

  • Algumas mecânicas precisam ser corrigidas
  • Constante concentração em tarefas menores repetitivas
  • Sistema de save
  • Sem tutorial
Previous post

M.A.R.S - Closed Beta [Videojogo]

Next post

Lian Li lança no mercado caixa 3 em 1 - Odyssey X

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.