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Voyager

Introdução

Data de Lançamento: 25 de março de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, Mac, Linux

Desenvolvedor:  Planetary Gears

Preço: 0.99€ na Steam

Descrição: Em Voyager viaja pelo cosmos numa experiência espacial explorativa relaxante.

Metodologia

Género: Aventura, Casual, Indie, Simulação

Modo: Single Player ou Co-op Local

Condição de Vitória: Concluir toda a campanha principal.

Gameplay Overview: Voyager é um jogo de exploração maioritariamente contemplativo. Navegas por cenários espaciais muito bonitos, quer em termos sonoros como visuais, podendo interagir de forma limitada com o que te rodeia. Não há objetivos nem desafios rígidos, apenas a liberdade de explorar e apreciar a atmosfera criada pela combinação de design sonoro e visual.

Gameplay

Playlist completa do jogo:

Análise

Interface
É minimalista e relaxante, com visual a preto e branco e nuances de cor dependendo do capítulo que estão a jogar. Dá prioridade à imersão sonora e visual, deixando os menus e comandos muito discretos, para não atrapalhar a experiência.

História
Voyager não possui uma narrativa tradicional e a imersão dá-se através da exploração sonora e visual, com o crescer de cada galáxia.

Jogabilidade
Sobretudo contemplativa e atmosférica. Começas a mover o teu asteroíde em torno do sol central, procurando descobrir todos os planetas que pertencem a esta galáxia e saltar entre eles. Descobrindo todos o nível termina. As pistas visuais sobre os planetas que ainda não descobriste são leves, mas podes configurar a intensidade deste alerta. Cada movimento deixa um rasto para trás, tornado cada partida diferente.

Comunidade
Há 14 achivements para conseguirem, alguns ligados a frases filosóficas (um detalhe diferente do habitual) e uma comunidade pequena na Steam que vos ajuda a descobrir como os conseguirem.

Sensação de Recompensa
A gratificação em Voyager vem da exploração e descoberta. Nem sempre vão querer ser rápidos a descobrir tudo, outras vezes vão tentar o mínimo número de movimentos ou até tentar golpes de sorte que criem um visual único no ecrã.

O que mais gostamos
O ambiente relaxante, o design sonoro e o visual minimalista porém deslumbrante. É agradavelmente imersivo.

O que menos gostamos
A jogabilidade é por vezes repetitiva e pode não agradar se procuras desafios complexos.

O que o torna único
A combinação de exploração minimalista, design sonoro e imersão, com a ausência de narrativa tradicional, tornam Voyager uma experiência única. É um jogo para relaxar e apreciar a beleza do ambiente, e não para conquistar objetivos.

Deves evitar se
Não é recomendado para quem procura um jogo com alta interatividade. Há até um achievement que é estar bastante paradinho.

Género e jogos equivalentes
Encaixa-se no género “walking simulator”. Alguns jogos equivalentes são “Arise: A Simple Story”, “Flower”, e “Journey”.

Conclusão

Voyager é uma experiência contemplativa única, ideal para relaxar e apreciar a beleza do design sonoro e visual. Se procuras um jogo com narrativa tradicional e jogabilidade desafiadora, este título pode não ser a melhor opção. Porém, se procuras por um momento de imersão e tranquilidade, Voyager vai-te surpreender e divertir durante boas sessões. O preço é super baixo, por isso faz todo o sentido adicionar à tua biblioteca.

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Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por Lurkit.

Voyager

0.99 EUR
8.5

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

8.0/10

Música

10.0/10

Prós

  • Atmosfera relaxante
  • Design sonoro incrível
  • Visualmente deslumbrante
  • Exploração imersiva e experiência única
  • Preço muito baixo

Contras

  • Pode ser repetitivo
  • Precisam de apreciar jogos deste género
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Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.