AnálisesFotografia e Vídeo

3M 5A MC 500mm f/8

A 3M 5A MC 500mm f/8 é uma lente telefoto num formato mais invulgar, que recorre a vários espelhos para aumentar a distância focal mantendo assim o corpo mais curto e leve que o habitual. É uma lente bastante larga por esse motivo mas que é compensada com o comprimento final que é pelo menos duas vezes inferior a outros modelos, mesmo modelos de 300 ou 400mm.

A abertura é mais baixa que outras telefotos, mas são uns constantes e muito sólidos f/8 que nos maravilharam. Fiquem assim a conhecer esta solução de alto zoom, um formato que raramente é utilizado na criação de conteúdo.

Podem ver este produto on-site aqui: 3M 5A MC 500mm f/8

Condições de teste
Hardware
Panasonic Lumix G7

Dados sobre o produto
Tipo de produto: Objetiva Telefoto de abertura fixa
Função/utilização alvo: Natureza e Zoom
Gama da preços: 195€ @ 3M 5A MC 500mm f/8

Análise
Os vídeos temáticos são perfeitos para perceberem as possibilidades que esta objectiva nos oferece:


Galeria

Conclusão
A 3M 5A MC 500mm f/8 oferece resultados finais muito sólidos, taco-a-taco com outras Telefoto bem mais caras e com corpos muito maiores e mais pesados. A distância mínima de foco começa nos 3 metros, permitindo assim close-ups interessantes e mesmo em f/8 um bokeh sólido, com um desfoque super suave e diferenciado. O hood ajuda muito a evitar os flares e abre vindo de cima do anel de foco, que além de suave é muito largo, sendo perfeito para controlar a distância focal desta objectiva (500mm).

195 €
9.2

Qualidade de construção

9.0/10

Foto

9.0/10

Vídeo

9.0/10

Macro/Zoom

10.0/10

Foco

9.0/10

Bokeh

10.0/10

Peso

9.0/10

Tamanho

9.0/10

Ruído sonoro

9.0/10

Prós

  • Mesmo em f/8 é possível um Bokeh muito bom
  • Definição muito interessante para telefoto de espelho
  • Formato e peso reduzidos para o formato
  • Foco suave, num anel largo e fácil de controlar

Contras

  • É inevitável usar o hood se queremos ter um controlo de foco simplificado
Previous post

Pentax SMC Takumar 55mm f/1.8

Next post

Como abordar roscas em peças 3D

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.