AnálisesFotografia e Vídeo

3M 5A MC 500mm f/8 [Objetiva]

A 3M 5A MC 500mm f/8 é uma lente telefoto num formato mais invulgar, que recorre a vários espelhos para aumentar a distância focal mantendo assim o corpo mais curto e leve que o habitual. É uma lente bastante larga por esse motivo mas que é compensada com o comprimento final que é pelo menos duas vezes inferior a outros modelos, mesmo modelos de 300 ou 400mm.

A abertura é mais baixa que outras telefotos, mas são uns constantes e muito sólidos f/8 que nos maravilharam. Fiquem assim a conhecer esta solução de alto zoom, um formato que raramente é utilizado na criação de conteúdo.

Podem ver este produto on-site aqui: 3M 5A MC 500mm f/8

Condições de teste
Hardware
Panasonic Lumix G7

Dados sobre o produto
Tipo de produto: Objetiva Telefoto de abertura fixa
Função/utilização alvo: Natureza e Zoom
Gama da preços: 195€ @ 3M 5A MC 500mm f/8

Análise
Os vídeos temáticos são perfeitos para perceberem as possibilidades que esta objectiva nos oferece:


Galeria

Conclusão
A 3M 5A MC 500mm f/8 oferece resultados finais muito sólidos, taco-a-taco com outras Telefoto bem mais caras e com corpos muito maiores e mais pesados. A distância mínima de foco começa nos 3 metros, permitindo assim close-ups interessantes e mesmo em f/8 um bokeh sólido, com um desfoque super suave e diferenciado. O hood ajuda muito a evitar os flares e abre vindo de cima do anel de foco, que além de suave é muito largo, sendo perfeito para controlar a distância focal desta objectiva (500mm).

195 €
9.2

Qualidade de construção

9.0/10

Foto

9.0/10

Vídeo

9.0/10

Macro/Zoom

10.0/10

Foco

9.0/10

Bokeh

10.0/10

Peso

9.0/10

Tamanho

9.0/10

Ruído sonoro

9.0/10

Prós

  • Mesmo em f/8 é possível um Bokeh muito bom
  • Definição muito interessante para telefoto de espelho
  • Formato e peso reduzidos para o formato
  • Foco suave, num anel largo e fácil de controlar

Contras

  • É inevitável usar o hood se queremos ter um controlo de foco simplificado
Previous post

Pentax SMC Takumar 55mm f/1.8 [Objetiva]

Next post

Como abordar roscas em peças 3D

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.