AnálisesFotografia e Vídeo

Tokina AT-X AF 28-70mm f/2.8

Com a Tokina AT-X AF 28-70mm f/2.8 tivemos o desafio que ter uma vertente muito mais forte de fotografia na análise. É uma lente de médio zoom, construída toda em metal para combater sobretudo os modelos da Nikon, com um preço muito inferior. É construída no Japão e existem diversas versões desta lente, com diferenças muito ligeiras. A nossa versão é a primeira de todas, com a fita laranja no anel do filtro, o grip do zoom mais curto e com textura recta. A distância focal varia entre os 28 e os 70mm e a abertura entre os 2.8 e os 22 em full-stops. A distância focal mínima é 70cm, permitindo assim algum jogo com Macro e profundidade de foco.

Podem ver este produto on-site aqui: Tokina AT-X AF 28-70mm f/2.8

Condições de teste

Hardware
Panasonic Lumix GH4
Nikon D3000

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Objetiva zoom de abertura variável e foco manual
Nomes comuns utilizados: Tokina AT-X AF 28-70mm
Função/utilização alvo: Utilização geral de zoom médio com foco rápido
Gama da preços: 150€ (Dezembro 2017) @ https://canoamarelo.com

Análise

Como prometido, um vídeo inteiro feito com esta lente procurando espremer o melhor que ela tem para oferecer, com as nossas Hashtag Dondoca:

Esta lente teve direito a um vídeo com um tema natureza adaptado, na forma agricultura:

Conclusão

A Tokina AT-X AF 28-70mm f/2.8 é uma lente médio zoom que oferece uma qualidade de construção totalmente em metal. Os resultados em fotografia são muito bons e nivelados em todo a gama de zoom. O Bokeh proporcionado é super agradável, graças às 8 lâminas que constituem a objectiva. Existem alguns efeitos de cantos escuros nos 28mm-f/2.8 mas bastará subirem para f/5.6 para controlar esses efeitos, assim como algum “sagittal coma flare” quando a luz é tangente à objectiva. É uma lente mais leve que as atuais da Nikon (mount que tivemos em teste) e os resultados são muito bons para algo que atualmente custa 4x menos que as alternativas.

Galeria

Análise completa no fórum

Tokina AT-X AF 28-70mm f/2.8

150 €
9.2

Qualidade construção

10.0/10

Foto

10.0/10

Vídeo

9.0/10

Macro/Zoom

10.0/10

Foco

8.0/10

Bokeh

10.0/10

Peso

10.0/10

Tamanho

8.0/10

Ruído sonoro

8.0/10

Prós

  • Qualidade de construção
  • Mais leve que as lentes equivalentes
  • Pouca distorção na amplitude completa do zoom
  • Cores e contraste muito bons
  • Disponível em vários mount

Contras

  • Poderá ser difícil controlar o zoom manualmente
  • Movimento de rotação do anel de foco faz rodar o filtro
Previous post

AOC anuncia os novos modelos AOC G-SYNC e o novo esperado AOC FreeSync 2

Next post

Olympus 14-42mm f/3.5-5.6 EZ ED M.Zuiko Digital

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.