AnálisesHardware

Devolo Magic 2 Lan Triple [Powerline]

A linha Devolo Magic 2 não é nova para nós como solução para melhorar a conecção à Internet cá por casa. O Devolo Magic 2 Wifi Starter Kit é atualmente o elemento principal nesta solução, e ao fechar 2019 a Devolo lançou um novo update: a opção Devolo Magic 2 Lan Triple.

A novidade é na realidade muito simples, os adaptadores têm agora mais uma porta Ethernet, totalizando assim três portas, e são compatíveis com toda a restante linha Magic 2. No meu caso vou atualizar um dos Powerline que têm um computador de secretária e um NAS ligado, para o modelo Triple e adicionar a este grupo outro computador de secretária, com o objectivo de saturar a linha e ver o impacto na velocidade. Como esta linha é compatível com um grande leque de sistemas operativos (Windows, MacOS, Linux e Android), os testes em Mobile serão via Android e o segundo computador uma distro Linux.

Podem ver este produto on-site aqui: Devolo Magic 2 Lan Triple

Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware
Windows 10
Processador Intel Xeon E5-2620
Placa-mãe ECS X79R-A Deluxe
Placa gráfica MSI RX 570 8GB
Memória Exceleram DDR3 32GB Red Kit (4x 8G)
Fonte NZXT E850
AOC U3277PWQU
Razer Deathadder Elite + Razer Mouse Bungee
Razer Deathstalker
SanDisk SSD PLUS 480GB
Toshiba X300 5TB

Ubuntu 19.10 (Eoan Ermine)
Caixa – Sharkoon Pure Steel White
Placa-mãe – MSI X58 PRO
Gráfica – ZOTAC GTX 1060 AMP! 6GB
Processador – Intel i7 950
Memória – Kingston 12GB (3 x 4GB) DDR3 HyperX Blue
Disco – Zalman F1 SSD 120GB
Fonte – Sharkoon Cool Zero 650W

Mobile
Blackberry Zero One 2 BE

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Powerline
Gama: Magic 2
Segmento: LAN
Função/utilização alvo: Powerline de alto desempenho
Gama da preços: Aproximadamente 80€

Análise

Como este kit é muito simples e similar ao anteriormente testado, fizemos apenas uma pequena galeria do mesmo e alguns gráficos com a velocidade. Não se esqueçam de consultar o vídeo do Magic 2 original, para perceberem um pouco como é a distribuição da minha casa e onde ficou instalado cada Powerline.

Nos testes com Speedtest não existiu bottleneck por parte dos Powerline, conseguindo facilmente manter o ping entre os 5-6ms e a velocidade de download/upload acima dos 110 Mb/s. O acesso via Mobile ao NAS (portanto usando um dos modelos WiFi como entrada e o LAN Triple no NAS) foram sem problemas ou quebras, para todo o tipo de conteúdos.

Nas seguintes imagens conseguem ver que tipo de Powerline tenho em cada divisão e qual a velocidade de acesso aos outros:
Imagem
Imagem
Imagem

Conclusão

O Devolo Magic 2 Lan Triple adiciona uma nova dinâmica muito interessante a esta linha de Powerlines da marca. Especialmente quando adicionada a um kit Wifi Starter, é possível na maioria das situações garantir uma ligação sem fios com 2 componentes e deslocar este Lan Triple para a zona de entretenimento necessária, quarto ou escritório. É também muito importante perceber uma dinâmica muito plug-n-play destas soluções: evitam novos switch ou routers espalhados pela casa, inestéticos, pouco eficazes e redundantes.

Galeria

Devolo Magic 2 Lan Triple

~ 80€
9.6

Desempenho

10.0/10

Qualidade de construção

10.0/10

Design

10.0/10

Configuração

10.0/10

Estabilidade e Alcançe

10.0/10

Software

9.0/10

Expansibilidade

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Prós

  • Desempenho Lan
  • Instalação simplificada
  • Fácil gestão e expansibilidade
  • Software que acompanha é muito bom

Contras

  • Retrocompatibilidade existe mas fará bottleneck à nova geração
Previous post

Hades - Antevisão

Next post

be quiet! apresenta novas fontes, caixas e dois dissipadores em Las Vegas

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.