Notas de ImprensaNotícias

Dia Mundial da Saúde Mental: um suicídio a cada 40 segundos

Um suicídio a cada 40 segundos:
hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental

A Organização Mundial de Saúde escolheu para este ano focar-se na problemática do suicídio

Lisboa, 10 de outubro de 2019 – Hoje assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental, que a Organização Mundial de Saúde decidiu este ano focar na prevenção do suicídio, numa altura em que as estatísticas mostram que em todo o mundo, a cada 40 segundos, alguém se suicida.

Esta é uma estatística que nos deve preocupar a todos porque o suicídio é, frequentemente, o estágio final de um quadro de depressão sofrido em silêncio e que, muitas vezes, passa despercebido a todos quantos rodeiam a pessoa – até ser tarde demais.

E foi precisamente para lançar luz sobre as diferentes facetas da saúde mental – através de palestras, debates e ciclos de cinema temático – que surgiu, há três anos, o Festival Mental.

A edição 2019 é inaugurada no próximo dia 1 de Novembro e inicia-se formalmente, para o grande público, no dia 2 de Novembro, em Lisboa e no Porto.

Os primeiros eventos do Festival Mental 2019 serão dedicados aos mais novos, com a exibição da peça de teatro Agir na Vida (companhia Sem Tábuas), às 15h00 do dia 2, no Auditório Orlando Ribeiro, em Lisboa; e Escada Acima… Escada Abaixo (companhia Unidade W+), às 17h00 no mesmo dia e local. No dia seguinte, haverá espetáculos de dança e teatro a partir das 21h30 no Auditório Orlando Ribeiro.

A mostra m-Cinema decorrerá nos dias 7, 11, 12 e 13 de Novembro em Lisboa, e nos dias 22 e 23 de Novembro, no Porto. Para a edição 2019, o Festival Mental conta pela primeira vez com uma sala de cinema para a exibição dos 21 filmes programados – o Cinema City Alvalade. No Porto, os filmes serão exibidos no Auditório da Casa das Artes.

O cartaz arranca no dia 7 de Novembro com a exibição da curta metragem Skógafoss, do realizador Niels Bourgonje, e termina no dia 13 em com Arrhythmia, documentário do realizador iraniano Habib A. Moghimi.

Across the Andes e We Are All Here, filmes vencedores, ex-aequo, da edição 2019 da “Call” realizada para a Mostra de cinema do Festival Mental, serão exibidos em Lisboa no dia 7 e no dia 13, respetivamente.

As m-Talks – sessões de cinema seguidas de conversas com convidados especiais – começam no dia 8 de Novembro. A primeira, em torno do tema “Burnout” e moderada por Paulo Dentinho, terá lugar às 21h00 no Cinema City Alvalade.

No Porto, o Festival Mental começará no dia 22 de Novembro com uma exibição de diversas curtas metragens e documentários a partir das 18h30 no auditório da Casa das Artes, com a primeira m-Talk a ser realizada nesse mesmo dia, às 21h00. Moderada por Daniel Catalão, o tema será “Demências”.

O Festival Mental conta com a co-produção da DGS – Programa Nacional para a Saúde Mental.

Mais informaçãowww.mental.pt e https://www.who.int/news-room/events/detail/2019/10/10/default-calendar/world-mental-health-day-2019-focus-on-suicide-prevention

Previous post

IberAnime OPO é já este fim de semana!

Next post

Philips 436M6VBPAB [Monitor Gaming]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.