Notas de ImprensaNotícias

SIGMA anuncia “SIGMA fp” e três novas objetivas para câmaras mirrorless full-frame

SIGMA anuncia “SIGMA fp”, a câmara digital mirrorless mais pequena e leve do mundo com um sensor de imagem full-frame  

Lisboa, 11 de julho de 2019 – A SIGMA Corporation, marca especializada em objetivas, e a Comercialfoto, representante da marca em Portugal, têm o prazer de anunciar o lançamento da “SIGMA fp”, a câmara digital full-frame mirrorless mais pequena e leve do mundo. A SIGMA fp integra um sensor full-frame de 35mm Bayer com 24.6 megapixéis reais num corpo compacto, trazendo uma enorme versatilidade e escalabilidade que permite a utilização de uma grande variedade de objetivas intermutáveis e acessórios. É uma câmara suficientemente casual para levar para qualquer lado, em qualquer altura e com um conjunto de funcionalidades para fotografar e filmar com a máxima qualidade de imagem, tudo num corpo clássico e robusto.

Independentemente das diferenças entre cenas fotográficas e estilos ou géneros entre fotografia e vídeo, esta nova câmara foi criada para alargar os limites da liberdade e a possibilidade de captação de imagem e criação de arte. Esta é uma câmara full-frame de bolso, a SIGMA fp, que deverá estar disponível no mercado a partir de Outubro.

SIGMA recria um novo Sistema de câmara. A câmara full-frame de bolso mais pequena e leve do mundo chegou ao Mercado.

O ambiente em volta da fotografia e da criação de arte encontra-se em mudança radical. Atualmente quando um utilizador tem a possibilidade de ter uma câmara com objetivas intermutáveis e uma câmara de um smartphone, usa-las com flexibilidade consoante os seus propósitos, com esta realidade a SIGMA parou e questionou o real valor de uma câmara digital.

Como resultado, a SIGMA colocou o desafio de desenvolver uma câmara digital orientada para o utilizador que reflita a ideia de “como a câmara deve ser” de forma mais flexível e focada na realidade do dia a dia, sem se conformar com os padrões e ideias dos fabricantes que se encontram focados numa visão centrada em categorização de câmaras e hierarquia.

Full-frame de bolso │Impressionante portabilidade e poder

O “mais pequeno e leve corpo possível” com que cada um possa expressar a sua criatividade quando quiser, combinado com um “sensor full-frame” que se coaduna com ocasiões sérias e profissionais sem comprometer a qualidade de imagem, e “uma qualidade soberba de construção” que faz desta câmara o link perfeito para usar com um sistema de objetivas de alta-performance.

Escalável │ Escalabilidade versátil

Um “sistema aberto e liberal” que permite usar a câmara com objetivas e acessórios, quer sejam da SIGMA ou de outras marcas, utilizando um conjunto de adaptadores, completa a noção de “escalabilidade versátil” que torna a câmara adaptável a qualquer tipo de cenários.

Intuitivo │ Ecrã Completo, liberando funcionalidades de captação de imagem

Um “Interface (UI) altamente intuitiva” que permite mover de modo de imagem em ecrã completo para modo de filmagem cine só com um dedo, tornando-se numa “ferramenta intuitiva e realmente criativa” que vai para além das diferenças de estilo e de género.

Tornando uma prioridade conseguir juntar estes três conceitos e sem necessitar mudanças, a SIGMA selecionou somente os elementos e mecanismos que são realmente necessários sem comprometer a criação da SIGMA fp como a “nova câmara digital que a SIGMA pode oferecer atualmente”.

É um corpo de câmara que muda a sua configuração com grande flexibilidade focada no utilizador. É uma ferramenta que permite ao utilizador ter o prazer de experimentar uma nova forma de utilização da câmara que lhe permitirá descobrir novas formas de se expressar. É um novo sistema de câmara que vem mudar o paradigma das “câmaras digitais”. A SIGMA fp foi criada para levar o potencial da “captação de imagem” ao infinito.

A Câmara full-frame mais pequena e leve do mundo

Com a dimensão de 112.6×69.9×45.3mm e um corpo com um peso de 370g, sem bateria e cartão, a SIGMA fp é a câmara* mirrorless full-frame mais pequena e leve do mundo. Inclui um sensor Bayer retro iluminado full-frame de 35mm com 24.6 megapixéis reais para imagens de alta qualidade.

Protegido à frente e nas laterais com uma liga de alumínio fundido para uma maior robustez e condutividade termal, o corpo compacto da SIGMA fp está criada com uma estrutura resistente e selada em 42 pontos resistente a salpicos e pó, tornando-a a câmara perfeita para utilização durante muitas horas sob todos os tipos de meteorologia. Com um corpo pequeno e uma grande adaptabilidade, a SIGMA fp reforça o prazer das imagens com qualidade full-frame, seja qual for o cenário de captação.

* à data de julho de 2019.

Obturador electrónico para uma variedade de configurações
“É possível fotografar quando quiser, onde quiser” – para compreender este conceito, a SIGMA fp incorpora na sua construção um obturador sem partes mecânicas para uma captação de imagens silenciosa. Isto permite fotografar sem ter de se preocupar com o barulho numa situação onde teria de hesitar a captação da imagem com uma câmara convencional devido ao ruído do obturador. Faz como que não haja impacto no obturador numa sessão de captação de imagens contínua a um rácio de 18 frames/segundo, eliminando até os mais pequenos movimentos e tremores.

Com a ausência de um obturador mecânico, em que a performance pode alterar numa operação de captação continua, significa que a SIGAM fp é uma câmara com uma maior fiabilidade.

Melhores opções para fotografia artística e criação de vídeos
A SIGMA fp está na vanguarda da incorporação de funções que ajudam a explorar a criação fotográfica e cinematográfica.

Por exemplo, para além de um elevado número de modos diferentes de cor, a SIGMA fp introduz o modo “Teal and Orange”, inspirado pela técnica de gradação de cor usada em filmes de Hollywood. Cada modo tem um slider que permite ajustar os efeitos a aplicar, dando maior controlo em cada criação.

A SIGMA fp é a primeira câmara SIGMA que inclui a funcionalidade de ajuste da curva de tom juntamente com “fill Light”, uma funcionalidade de ajuste especial da SIGMA Photo Pro, e ambos estão disponíveis na câmara. Foram também incorporados os botões “TONE” e “COLOR” para um acesso rápido a cada um dos menus de controlo de tom e modos de cor. Com estas novas funções e uma larga variedade de elementos operacionais, a SIGMA fp torna simples e fácil de criar uma imagem, com recurso às funções da câmara, seja fotografia ou vídeo.

Funções avançadas de geração de fotografia e vídeo 

A SIGMA fp emprega um conjunto de tecnologias avançadas para a geração de imagem e vídeo. A função Auto HDR toma partido do obturador eletrónico para tirar múltiplas fotografias de diferentes exposições (3 frames para fotografia e 2 frames para vídeo) de uma só vez, que depois podem fundir-se numa só imagem ou vídeo com uma margem dinâmica que não poderia ser alcançada com um disparo normal.

A função Cinemagraph permite um estado híbrido entre fotografia e vídeo na forma de GIFs animados nas partes em que a imagem estática continua a mover-se. Com esta funcionalidade, a SIGMA fp é capaz de criar Cinemagraphs na câmara.

Nota: A função Auto HDR em modo Cine e a funcionalidade Cinemagraph irão estar disponíveis através de update do firmware calendarizado para uma data posterior.

L-Mount

A SIGMA fp usa a L-Mount*, caracterizada por uma distância focal de flange curta, largo diâmetro, e durabilidade superior. Para objetivas intermutáveis, adicionalmente à vasta panóplia de escolha de objetivas SIGMA, podem ser usadas objetivas de outros fabricantes devido à L-Mount Alliance com a Leica Camera AG e a Panasonic Corporation. Com o adaptador SIGMA MOUNT CONVERTER MC-21, as objetivas SIGMA SA e SIGMA CANON EF podem ser usadas em L-Mount, tornando-se assim o melhor aproveitamento do investimento em objetivas.

*A Marca registada L-Mount é uma marca registada da Leica Camera AG.

Suporte à produção de vídeo de qualidade

Para dados de vídeo em RAW, a SIGMA fp suporta a gravação externa de 12-bit Cinema DNG. Com gravação a 4k UHD/24fps, produz dados de vídeo que podem ser usados para gravação de filmes com qualidade cinematográfica. Também suporta gravação ALL-I que é ótima para edição de vídeos comprimidos H.264.

Para output de vídeo, utiliza uma porta USB3.1(GEN1), que permite uma fácil transmissão de dados para uma unidade de gravação externa. Também suporta interfaces de câmara de cinema; a SIGMA fp é a câmara que pode ser usada em ambientes de estúdios de gravação.

Nota: A funcionalidade de reproduzir filmagens CinemaDNG na câmara estará disponível através de update do firmware calendarizado para uma data posterior.

Transição intuitivo entre os modos Still e Cine
Ir do modo Still para Cine só com um toque no botão selector. Cada modo conta com um sistema operacional e display especialmente desenvolvido para tornar possível concentrar-se em captar a imagem sem stress.

Para conhecer mais sobre as funcionalidades da câmara, visite: https://www.sigma-global.com/en/cameras/fp-series/main-feature/

SIGMA anuncia três novas objetivas para câmaras mirrorless full-frame 
Lisboa, 12 de julho de 2019 – A Comercialfoto, marca importadora e distribuidora de produtos fotográficos e tecnologia, e a SIGMA, marca representada no mercado português pela Comercialfoto, anunciam as mais recentes objetivas para as linhas Art Contemporary da marca especialista em fotografia: a SIGMA 14-24mm F2.8 DG DN, SIGMA 35mm F1.2 DG DN e SIGMA 45mm F2.8 DG DN.

Com as câmaras mirrorless a ganhar quota de mercado a um ritmo acelerado, as expectativas em relação às objetivas adequadas para câmaras mirrorless full-frame de alto desempenho estão também a crescer. Infelizmente, muitos fotógrafos podem achar que têm pouca escolha para sistemas de objetivas mirrorless em termos de desempenho, tamanho, programação extensa e devido à dificuldade de ter que usar vários sistemas. Neste sentido, a SIGMA propõe um novo conjunto de objetivas mirrorless full-frame como solução ideal para este desafio.

A SIGMA vai desenvolver objetivas intermutáveis com especificações sem precedentes e com uma performance devido ao design que tira proveito da função de distância focal de flange curta das câmaras mirrorless, mantendo assim os conceitos de “Contemporary“, “Art” e “Sports“. As três objetivas anunciadas são:

  • 45mm F2.8 DG DN | Contemporary

O tamanho compacto é obtido mantendo a elevada qualidade de imagem e é compatível com câmaras mirrorless full-frame. Esta objetiva evolui o conceito da linha Contemporary.

  • 35mm F1.2 DG DN | Art

A primeira* 35mm F1.2 do mundo com montagem L-Mount e E-mount da Sony para sistemas mirrorless full-frame. A imagem de alta qualidade  que a linha Artpersegue no desempenho final é obtida pela abertura máxima de F1.2.

* Como uma objetiva autofocus

  • 14-24mm F2.8 DG DN | Art


Objetiva zoom grande angular de grande diâmetro para câmaras mirrorless full-frame. Enquanto busca a melhor qualidade de imagem da linha Art, o tamanho é reduzido graças ao design exclusivo para câmaras mirrorless.

Previous post

Hama Soundcup-D: a coluna que são duas!

Next post

Gama View3 da WIKO

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.