CinemaCultura

Shazam!

Um gajo velhinho anda há uns anos à procura de alguém para quem transferir os poderes. Lá encontra um puto meio rufia e a coisa dá-se. E é isto. Ou será? De facto, é muito, muito mais. Não sou o maior fã de filmes da DC, aliás, sinto-me a trair a Marvel sempre que adquiro um bilhete para mais uma película. Ainda assim, os mais recentes filmes do DC Extended Universe têm-me vindo a espicaçar a curiosidade e a mudar a minha perspectiva errónea perante esta dimensão de super heróis.

Dois miúdos com infâncias complicadas encontram-se em alturas bem distintas da sua vida. Beeeeem distintas. E enfrentam-se por casualidade do destino. O primeiro, coitado, teve o infortúnio de nascer numa família rica mas que sempre o tratou de forma menos digna. Já o segundo, teve o azar de a vida lhe ter pregado uma grande partida bem cedo para, mais tarde, lhe dar o melhor do mundo. Um excelente filme de comédia e um aceitável filme de super heróis, com algumas modalidades encaixadas pelo meio, não despropositadas de todo. É certo que muitas das situações se revelaram previsíveis, mas acaba por fazer parte desta vida de quem vê filmes e existe em geral. Não adorei o contexto inicial em que explicam o background do vilão, nem achei que a história de infância do Billy tivesse sido muito bem construída, mas o conjunto e a forma orgânica como articularam todos os elementos da história, confere uma unidade irrevogável à história.

Afinal de contas, o Marco Paulo afirmava em plenos pulmões que tinha dois amores, não era? Eu também posso considerar a hipótese de ter mais um…

Shazam!

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Excelente filme de humor
  • Uma abordagem completamente diferente ao mundo dos super heróis

Contras

  • Algumas cenas tornam-se previsíveis
  • Mudança súbita e pouco coerente da personalidade do protagonista após adquirir super poderes
Previous post

Be Quiet! Pure Base 600 Window Orange [Caixa de computador]

Next post

Razer Ripsaw HD - Placa externa de captura de vídeo multiplataforma

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV.

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.