CinemaCultura

Shazam!

Um gajo velhinho anda há uns anos à procura de alguém para quem transferir os poderes. Lá encontra um puto meio rufia e a coisa dá-se. E é isto. Ou será? De facto, é muito, muito mais. Não sou o maior fã de filmes da DC, aliás, sinto-me a trair a Marvel sempre que adquiro um bilhete para mais uma película. Ainda assim, os mais recentes filmes do DC Extended Universe têm-me vindo a espicaçar a curiosidade e a mudar a minha perspectiva errónea perante esta dimensão de super heróis.

Dois miúdos com infâncias complicadas encontram-se em alturas bem distintas da sua vida. Beeeeem distintas. E enfrentam-se por casualidade do destino. O primeiro, coitado, teve o infortúnio de nascer numa família rica mas que sempre o tratou de forma menos digna. Já o segundo, teve o azar de a vida lhe ter pregado uma grande partida bem cedo para, mais tarde, lhe dar o melhor do mundo. Um excelente filme de comédia e um aceitável filme de super heróis, com algumas modalidades encaixadas pelo meio, não despropositadas de todo. É certo que muitas das situações se revelaram previsíveis, mas acaba por fazer parte desta vida de quem vê filmes e existe em geral. Não adorei o contexto inicial em que explicam o background do vilão, nem achei que a história de infância do Billy tivesse sido muito bem construída, mas o conjunto e a forma orgânica como articularam todos os elementos da história, confere uma unidade irrevogável à história.

Afinal de contas, o Marco Paulo afirmava em plenos pulmões que tinha dois amores, não era? Eu também posso considerar a hipótese de ter mais um…

Shazam!

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Excelente filme de humor
  • Uma abordagem completamente diferente ao mundo dos super heróis

Contras

  • Algumas cenas tornam-se previsíveis
  • Mudança súbita e pouco coerente da personalidade do protagonista após adquirir super poderes
Previous post

Be Quiet! Pure Base 600 Window Orange [Caixa de computador]

Next post

Razer Ripsaw HD - Placa externa de captura de vídeo multiplataforma

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.