AnálisesGaming

Shadow of the Tomb Raider

Shadow of Tomb Raider apresenta aos seus fãs uma Lara Croft muito diferente da apresentada nos jogos anteriores. Em 2013, a Crystal Dynamics apresentou-nos uma menina inocente que queria mostrar ao mundo o legado do pai. Umas revelações aqui e ali fizeram com que, em 2015, a Miss Croft entrasse num grande conflito com os principais vilões desta trilogia, Trinity. Neste título fica a sensação que Lara cresceu demasiado e muito devido à sede de vingança contra a Trinity. Este jogo mostra-nos um lado negro de Lara, mostra-nos como ela pode agir de forma egoísta e extremamente vingativa. Mas, por outro lado, mostra-nos como as pessoas que a rodeiam não se sentem confortáveis com essa sua versão, em especial Jonah.

O mundo que rodeia toda a ação do jogo está espantoso e a música do jogo é bastante envolvente e mantém o jogador sempre atento a tudo o que rodeia devido ao seu tom mistério. Já as mecânicas do jogo, mesmo com a alteração de produtora, parecem cópias das versões anteriores tendo. As pequenas alterações da nova produtora podem ser bastante criticáveis principalmente com a alteração da árvore de habilidades e a introdução de uma morte instantânea quando se está a nadar nas profundezas de um lago. As Habilidades estão muito confusas e, para os mais distraídos, não ajudam em nada quando é altura de adicionar um ponto às nossas habilidades e escolher a forma como queremos jogar este jogo. Já a introdução da morte instantânea, que é feita por piranhas parece apenas introduzido para agonizar o jogador. Além disto durante a acção do jogo este parece pedir que os jogadores utilizem as técnicas de stealth, que estão bem animadas e conseguem ser gratificantes principalmente em zonas em que a densidade de inimigos é elevada. Mas se pretender avançar de arma em punho também é possível mas terá mais dificuldades pois vai necessitar de utilizar todas as armas, pois a falta de munições vai-se tornar um problema. Na parte da história, e agora um pouco mais pessoal, não é bem conseguida e, devido aos espaçamentos existentes entre as partes mais interessantes, torna-se aborrecida. Para jogadores que não joguem muitas horas por dia, que me aconteceu com alguma frequência, tornou-se complicado apanhar todos os seus pormenores. A sua história principal deve rondar as 12 horas de jogo, para quem apenas se focar nela, mas o jogador pode perder algum tempo em missões secundárias um pouco longas e que em nada contribuem, ou interagem, com a narrativa. Demasiado linear e previsível a história não consegue nem surpreender no seu último capítulo nem trazer um pouco de desafio nos seus enigmas que são básicos e muito semelhantes aos dos títulos anteriores.

Shadow é um jogo interessante para se jogar mas falta algo que entusiasme os jogadores não tão apaixonados pela série. Mas deixa em aberto um espaço para um novo jogo de Lara, agora como uma verdadeira Tomb Raider.

Versão testada: versão PS4

NOTA: Para a versão testada especificamente (PS4), esta apresenta algumas falhas de frames em certos pontos. Isto foi reflectido na nota final de Optimização.

Shadow of Tomb Raider

59,99 €
7.9

História

6.5/10

Gráficos

9.5/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

7.5/10

Longevidade

6.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Mundo envolvente
  • Evolução de Lara Croft bem visível e vincada

Contras

  • Narrativa aborrecida
  • Missões secundárias fora de contexto
Previous post

BOSE QuietComfort 35 II [Auscultadores wireless]

Next post

NZXT E850 [Fonte de alimentação]

Paulo Castro

Paulo Castro

Cargo: Game Review Specialist (Consoles)
Naturalidade: Vila do Conde
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo ISEP e com Grau de Mestre em Engenharia Mecânica, com especialização em Automação, na FEUP. Gosto de aprender coisas novas e por essa razão estou sempre à procura de algo novo para fazer. Tendo a oportunidade de adquirir uma impressora 3D não hesitei e desde então tenho explorado tudo este novo mundo.