InternetNotas de ImprensaNotícias

ESET – Recomendações de cibersegurança para as férias

Lisboa, 6 de julho de 2018 – As férias são uma altura de descanso e relaxamento, mas não são razão para esquecer precauções de cibersegurança. Pelo contrário, estar fora do ambiente familiar de casa ou do escritório pode causar a exposição a ameaças inesperadas. Assim, a ESET tem algumas recomendações para evitar que possíveis ciberincidentes estraguem as suas férias.

Reduza a sua pegada digital
Considere tornar-se um minimalista digital durante algum tempo e deixe a maior parte dos seus dispositivos em casa. Desta forma, não só terá menos equipamento que pode perder como estará a dar menos oportunidades de furto de informação pessoal aos cibercriminosos.

Mantenha-se atualizado
Certifique-se que os sistemas operativos e aplicações dos dispositivos que levar consigo têm as atualizações de segurança em dia. Isto impede que o software com vulnerabilidades conhecidas não seja abusado por cibercriminosos.

Bloqueie os intrusos
Independentemente dos dispositivos que levar consigo, certifique-se que o seu ecrã está protegido com uma password ou código PIN único e forte, ou um dos métodos de autenticação biométricos disponíveis, como leitor de impressões digitais ou reconhecimento facial.

Faça backup
A perda de informação pessoal armazenada num portátil ou smartphone pode causar ainda mais problemas do que a perda do dispositivo em si. Assim, certifique-se que toda a sua informação importante está bem guardada em vários sítios, preferencialmente longe uns dos outros.

A moderação é importante
Resista à tentação de partilhar nas redes sociais que você e a sua família estarão fora de casa num certo período de tempo. Fazer isto pode expô-lo a uma intrusão física da sua casa, comprometendo os dispositivos e backups que deviam ter sido deixados em casa segundo as recomendações acima.

Mais informações: https://www.welivesecurity.com/

Previous post

Objectiva MINOLTA MC ROKKOR-PF 55mm f/1.7

Next post

Check Point® Software Technologies alerta para ciberataques reais ao longo do Campeonato Mundial de Futebol

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.