ModdingProjectos da Equipa

Hitman Blood Asterion

Inspirado na franquia Hitman, um dos meus jogos preferidos, este projeto vai explorar conceitos básicos para o desenvolvimento de um mod, com tarefas simples como pintura a spray a técnicas mais avançadas como corte em CNC.

Conceito
Sempre adorei o logótipo da série e os contornos de assassino silencioso associados ao nosso Codename 47. A escolha de cores é mais do que óbvia, sendo a base o preto ou cinza escuro e o vermelho. A caixa utilizada é uma Raijintek Asterion Classic, uma full-ATX que suporta múltiplos radiadores, placas-mãe até E-ATX, tem um painel frontal maciço de alumínio escovado e duas laterais em vidro temperado escurecido.

Casemod
A escolha da caixa é sempre um dos pontos mais importantes porque determinará a base com que irão trabalhar. Neste caso temos uma caixa com vários painéis diferentes do habitual, com a frontal e topo num belo escovado sobre cinza escuro e as laterais em vidro temperado. Isto transforma a caixa num desafio pois as técnicas para modificar vidro são limitadas e complicadas e o corte de painéis escovados bastante exigentes, pois qualquer descuido estragaria a superfície.

Plano
A ideia é muito simples e aposta em modificações que demoram períodos pequenos cada uma, perfeitas para fazer nos tempos livres ao fim-de-semana. A mais simples é a pintura de elementos do interior em vermelho vivo, onde foi utilizado um spray da Montana (linha Hardcore), em peças que no futuro com iluminação interior façam o restante sistema se destacar. As outras modificações são onde a complexidade começa.

Vidro temperado
Para as laterais a técnica a explorar é a gravação de vidro, onde optaremos pela alternativa química ao invés da física, utilizando um produto que ataca o vidro nas superfícies em que entra em contacto porque utilizar a DREMEL para raspar seria demasiado arriscado e o resultado com mais imperfeições. A utilização destes produtos exige criar um stencil, que no nosso caso será um vinil devido às curvas do logótipo da franquia.

Frontal
O painel mais desafiante em que irei trabalhar este ano, a frontal desta Raijintek é um painel maciço de 3mm de alumínio, é escovado e para o trabalhar teremos de recorrer a corte por CNC. O modelo que será utilizado é da SEGMAG uma empresa nacional que produz equipamentos deste tipo com uma área de ocupação reduzida, custo reduzido e potência para trabalhar estes materiais. Na frontal ficará parte do logo da série, sendo que o resto descai para os vidros temperados num efeito 3D.

Cooling
A refrigeração ficará a cargo de um radiador de 360mm na frontal para refrigerar processador e placa gráfica, conectores em vermelho da Bitspower (modelo Deep Blood) e para os tubos duas opções: tubo de 16/10mm transparente da Mayhems e líquido da mesma marca em preto ou tubo preto opaco de 16/10mm e líquido Pastel Red da Mayhems.

Modificações:
# Pintura em vermelho do interior;
# Gravação no vidro temperado do logo da saga;
# Corte em CNC da frente do logo da saga;
# Rede metálica entre os dois componentes da frente;
# Espaçadores 3D para permitir a instalação da rede metálica;

Modders:
# Modificação por Luís Alves
# Corte CNC por Pedro Cardoso
# Peças 3D por João Cardoso

Modding Video Series

Análise completa em:
Website – http://modaafoca.com/3845/raijintek-asterion-basic/
Fórum – https://www.modaafoca.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2250

Galeria

Patrocinado por: Raijintek Europa

Previous post

BlackBerry KEYone e BlackBerry Motion certificados pelo programa Android Enterprise Recommended

Next post

Philips anuncia 3 novos modelos da linha E9 - 276E9Q

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.