AnálisesFotografia e Vídeo

Taika Color Doryt 135mm f/3.5 “Bokeh Monster”

Esta lente Taika Color Doryt tem construção Japonesa, uma distância fixa focal de 135mm (telefoto) e uma abertura regulável f/3.5-22. O seu nº elevado de lâminas (16) fazem dela um modelo “bokeh monster”, pelo tipo de desfoque que permite nas aberturas mais altas, que tanto pode ser feito com o fundo do nosso motivo como com motivos mais perto que a distância mínima de foco. O duplo anel para regular a abertura tornam-a muito prática, assim como o seu peso mais reduzido por ter poucos elementos ópticos. Para este ensaio fizemos uma mini tour a um sábado de manhã e podem ficar com uma mega galeria das fotos recolhidas no espaço de 1 semana com ela, que provam o forte desta lente.

Podem ver este produto on-site aqui: Taika Color Doryt 135mm f/3.5

Condições de teste

Hardware
Panasonic Lumix GH4

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Objetiva de distância focal fixa e foco manual
Nomes comuns utilizados: Taika Color Doryt 135mm
Função/utilização alvo: Retratos com telefoto, criativos e efeitos com Bokeh
Gama da preços: 145€ (Janeiro 2018) @ Taika Color Doryt 135mm f/3.5

Análise

Duas fotos muito rápidas de comparação da abertura máxima (f/3.5) com a abertura mínima (f/22):
Imagem
Imagem

Galeria

Conclusão

A Taika Color Doryt 135mm f/3.5 é uma robusta e prática lente telefoto para retratos e destaque de motivos, com um Bokeh que realmente é genial. Na minha opinião os 2/5 centrais (na vertical) da foto são os ideias para enquadrar o motivo, devido à suavidade excessiva que a imagem adquire junto das laterais. As cores são vibrantes e existe um certo glowing que dá à imagem um look “surreal”, que em conjunto com o forte bokeh fazem dela uma lente sobretudo para criativos que gostem de pegar numa lente diferente e experimentar novas abordagens. Uma vantagem de ser telefoto é a facilidade com que colocam objectos abaixo da distância focal mínima (como luzes led) para fotos ainda mais criativas.

Taika Color Doryt 135mm f/3.5

145 €
8.4

Qualidade construção

8.0/10

Foto

8.0/10

Vídeo

8.0/10

Macro/Zoom

8.0/10

Foco

9.0/10

Bokeh

10.0/10

Peso

8.0/10

Tamanho

9.0/10

Ruído Sonoro

8.0/10
Previous post

ACER Iconia One 7 (B1-7A0)

Next post

BOSE SoundLink Revolve+

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.