Notícias

Sistema de som automotivo Bose, na Indústria Automóvel

O reconhecimento da Nissan é mais um marco na longa história da Bose em sistemas de car audio, que levam o áudio de alta fidelidade da sala de estar para o automóvel.

 

Lisboa, Portugal (19 de setembro, 2017) – A Bose foi nomeada Fornecedora Global pela Nissan Motor Corporation, recebendo o Prémio Global de Fornecedores 2017, no campo da inovação automotora com o sistema de som Bose® Personal® para o novo Nissan Micra.

Todos os anos, a Nissan reconhece a qualidade, excelência e inovação a partir da sua rede global de fornecedores. “Sentimos uma incrível honra por receber este prémio por parte da Nissan,” afirmou Marc Mansell, vice-presidente da Bose Automotive Systems. “Temos um grupo de pessoas a trabalhar dedicadamente em novas tecnologias e produtos que as pessoas adoram. É pelo que lutamos todos os dias. Portanto, este tipo de reconhecimento é incrivelmente gratificante.”

Não é a primeira vez que a Bose é reconhecida pelas suas soluções de car audio pela Nissan. Em 2015, a Bose ganhou o Prémio de Qualidade Global, novamente atribuído pela empresa japonesa, pelas suas contribuições no campo da eletrónica automotora. E durante 2013, a Bose foi também responsável pelo primeiro sistema de som Bose® Energy Efficient Series num veículo totalmente elétrico, o Nissan Leaf.

Em vez de simplesmente adicionar componentes a um veículo já fabricado ou de os distribuir em lojas especializadas, a Bose opta por trabalhar diretamente com fabricantes automóveis, concebendo sistemas áudio de modo a que sejam instalados de origem a bordo de modelos específicos, para uma experiência de audição à medida das características e do espaço acústico de cada automóvel. Com mais de 30 anos de experiência em car audio – aliando características inovadoras de áudio doméstico e profissional, desde design de colunas, amplificação de excelência e tecnologias de processamento de sinal – os sistemas Bose demarcam-se dos sistemas áudio convencionais pela sua envolvência sonora e identidade inigualáveis.

A Tecnologia Bose para a Indústria Automóvel

A Bose forjou um novo mundo de entretenimento em 1982, ao levar o áudio de alta fidelidade da sala de estar para o automóvel, criando o primeiro sistema de som integrado para modelos de luxo da General Motors. Porém, o que começou com um modesto sistema de 4 colunas num Cadillac Seville tornou-se numa indústria dedicada a subwoofers, amplificação de multicanais, equalizadores e leitores de DVD e em parcerias com mais de 15 fabricantes de automóveis.

Em 1988, lançou um sistema de som para o Nissan Maxima, o primeiro veículo da marca automóvel com um sistema Bose nos Estados Unidos. Nos anos seguintes, destacou-se na indústria automóvel europeia com sistemas de áudio integrado nas séries 200 e 100 da Audi; com a tecnologia Bose Acoustic Waveguide no Mazda RX-7; e através do processamento de sinal Centerpoint, que converte o sinal estéreo em múltiplos canais, resultando numa experiência sonora mais rica a partir de fontes como leitores de CD.

A evolução da indústria levou a maiores desafios técnicos que mobilizaram toda a experiência técnica da Bose. Com a chegada do Nissan LEAF em 2013, o desafio de levar áudio de alta qualidade aos consumidores ao mesmo tempo que se preservava a eficiência do veículo elétrico levou os engenheiros da Bose a desenvolver a Bose® Energy Efficient Series – equipamento mais compacto, mais leve e com uma menor pegada ecológica, sem esquecer um desempenho acústico de alto nível. A herança tecnológica e de alta fidelidade da Bose não está patente apenas na cooperação com a Nissan, mas também nos sistemas de som personalizados de automóveis como o Opel Ampera-E, Alfa Romeo Giulietta, Fiat 124 Spider, Porsche Cayenne, e nos modelos Mégane e Scénic da Renault.

 

Para mais informações: www.bose.com/auto e http://www.abc.pt/bose/

 

Previous post

Lenovo - Yoga Book

Next post

Alphacool lança os Alphacool Eisbaer 140/280/420

João Cardoso

João Cardoso

Cargo: Tech Trend Hunter
Naturalidade: Figueira da Foz

Desde muito pequeno, sempre gostei de inventar, criar as minhas próprias invenções originais, criativas e únicas em casa. Gosto muito da área da mecânica e manutenção, este um gosto mais recente.
Em termos de tecnologia, sempre gostei de jogar e também de hardware de computadores.

Na atualidade sou estudante, frequento um Curso Profissional de TeSP de Tecnologia Automóvel no Politécnico de Leiria, no Campus ESTG. Anteriormente, frequentei outro Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial, variante Eletromecânica.