Análises

Livro #GeraçãoCordão

A atual geração não desliga do mundo virtual. Tem uma constante necessidade de estar conectado, o acesso é fácil, a utilização simples, são nascidos e criados no meio da tecnologia. Mas, como evitar problemas na ciber-educação? A que devemos estar atentos? Existe uma idade em que as crianças podem começar a navegar sem supervisão? O #geraçãocordão é exímio na colocação deste tipo de perguntas e nasce nele um tema muito bom de discutir.

Entre muitos outros temas, este livro aborda:
– O uso da Internet
– Likes, selfies, phubbing, youtubers, bloggers
– Estar online é seguro?
– Sexting, cyberbulling, ciberstalking, grooming
– Pegada digital
– Os pais como modelos
– Fosso digital entre pais e filhos
– O que os pais precisam de saber
– Vantagens e desvantagens das tecnologias
– Consumo saudável da Internet
– A dependência
– Construção de guiões de boas-práticas

A ler se:

A ciber-educação for um detalhe equacionado na educação dos jovens que o rodeiam.

Obrigado à LIDEL pela cedência de um exemplar para análise.

Editor's Rating

Pontuação final 95%
Um livro super bem enquadrado na temática de educação tecnológica, com uma abordagem simples em estilo guia, colhendo referências num formato de entrevista disruptiva de convidados de várias profissões e idades em Portugal. É necessário algum conhecimento nesta temática antes de iniciar a leitura, pois a tecnologia evolui a uma taxa muito superior à biologia humana e as nossas crianças viajam de mão dada com ela, conhecendo coisas que são alheias a muitos de nós. Faz as perguntas certas da forma certa e é sem dúvida um bom manual para pais, professores e educadores. Só tenho pena da WikiPais não ter ficado mais extensa e com maior adesão do público.
95
Previous post

CAT - S60

Next post

#MiniCityExperience @ Porto

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.