AnálisesRefrigeração

SilentiumPC – Fera 3 HE1224 v2 [Dissipador CPU]

O Fera 3 da SilentiumPC é um dissipador simples, com quatro heatpipes de toque direto, que pelo seu perfil fino nos permite sempre instalar todas as RAM que a nossa board permitir, o que não acontece com outros dissipadores, quer pela dimensão quer pela incapacidade de dissipar os TDP mais altos. Vem equipado com uma ventoinha silenciosa da linha Sigma da marca, podendo inclusive fazer push-pull. Mais um dissipador para budget cooling sem compromissos.

Podem ver este produto on-site aqui: SilentiumPC Fera 3

Condições de teste
Sistemas utilizados:
Hardware
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
MSI GTX 950 Gaming 2GB
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD

Dados sobre o produto
Tipo de produto: Dissipador CPU
Nomes comuns utilizados: Fera 3
Data de lançamento: 18 de Fevereiro de 2016
Função alvo: PC Builder
Gama da preços: 25,90€ em SilentiumPC Fera 3
Versão: HE1224 v2

Montagem

Instalação cinemática passo-a-passo do dissipador para CPU da SilentiumPC modeloFera 3.

Análise

Para este produto decidi fazer um vídeo completo com tudo sobre ele: unboxing, overview, utilização/instalação, análise dos vários pontos que considero importantes como a temperatura e uma breve conclusão.

Análise completa no fórum

Conclusão

O SilentiumPC Fera 3 é muito fácil de instalar, é silencioso e o HDT contribui muito para os magníficos resultados de dissipação. Como não é muito alto é possível o usar em quase todas as caixas do mercado e graças ao seu desempenho em todos os CPU de todos os sockets mais recentes. Pessoalmente gostei muito da facilidade em modificar a tampa superior do dissipador, um detalhe que para modding dá sempre muito jeito e não comprometemos o resto do dissipador. A pasta térmica incluída é de boa qualidade, assim como a ventoinha de 120mm.

SilentiumPC Fera 3 HE1224 v2

25.90€
9.4

Desempenho (performance)

9.0/10

Desempenho (silencioso)

9.0/10

Ruído

10.0/10

Montagem

10.0/10

Trocar ventoinha

10.0/10

Cooperação no airflow

8.0/10

Compatibilidade (sockets)

10.0/10

Compatibilidade (caixas)

10.0/10

Instruções e manual

9.0/10

Pasta térmica

9.0/10

Prós

  • Facilidade de montagem
  • Ventoinha utilizada e o seu baixo ruído
  • Alto desempenho

Contras

  • Backplate em plástico nem sempre é compatível com as board
Previous post

MSI Z270 Gaming M5

Next post

6 Dicas para facilitar o primeiro contacto do seu filho com a tecnologia

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.