ArtigosEventos

MSI Iberia 2017 – Apresentação de produtos

Fomos convidados pela MSI a visitar hoje, dia 21 de Janeiro de 2017, os seus escritórios em Barcelona para juntamente com um grupo seleccionado de “gurus da tecnologia” em Portugal e Espanha, ficarmos a conhecer as ideias da marca para este ano e devolver com as ideias que as nossas diversas comunidades produzem.

O evento dividiu-se na apresentação de quatro elementos: placas mãe, placas gráficas, portáteis e computadores de secretária. O tema foi sempre o mesmo: Gaming, em estado puro.

Esta é mesmo a missão que atravessa toda a nova linha da MSI, oferecer um desempenho gaming verdadeiro, com as melhores parcerias possíveis (como já referi numa análise do MSI GT72VR Tobii Dominator Pro), uma aposta na vanguarda dos produtos e sobretudo um detalhe que considero essencial no sucesso: não produzir artigos show-off só para mostrar habilidade mas sim artigos finais que chegam ao público e arrebatam tudo.

Passando aos tópicos, temos uma linha de placas mãe totalmente dedicadas ao Gaming com o novo chip Intel 200, divididas em quatro níveis:
# Entusiasta (bulletproof e master level)
# Performance (Get personal, Dare to be different e Red Gaming DNA)
# Arsenal (Ready to dominate e Ice cold domination)
# Pro (Stronger that steel e Business elegance)

Estes modelos percorrem todas as variantes do chipset assim como todo o tipo de funcionalidades que podes pedir. Para nós modders, adeptos do cooling e optimização as novidades são essencialmente 3 – Iluminação RGB sobre placas de cor neutra, overclocking automático rápido e muito mais eficiente e controladores PWM mais inteligentes e potentes até para alimentar bombas de watercooling. O Steel Armor torna a placa mãe resistente ao peso dos componentes (temos um vídeo com viragem da placa mãe no ar com duas GPUs em SLI muito interessante para mostrar o conceito) e protege das EMI (electro-migrações), que a par dos escudos para M.2 é uma das grandes novidades.

Nas placas gráficas o mesmo se sucedeu, encurtamento das linhas a menos vertentes: Gaming (Twin Frozr), Armor, Sea Hawk, Aero e Lightning. Os dissipadores são cada vez mais eficientes, com múltiplas optimizações das pás e hoje em dia muitas placas podem, dependendo do jogo, nem chegar a ligar as ventoinhas. Os rolamentos e controlo PWM está mais cuidado e assim poderemos ter uma placa durante anos a trabalhar sem problemas de ruído ou perda de capacidade de dissipação.

Como já vimos com o GT72VR, a MSI dividiu em várias linhas os modelos de portáteis, sempre apostando nos melhores componentes. Isto significa que mesmo no portátil mais barato vão ter muitos destes extras sem isso influenciar o preço. À medida que sobem as especificações são adicionadas cada vez mais inovações ao produto, de forma escalonada. Foi com isto em mente que nos mostraram os primeiros portáteis com Intel 7th Core e NVIDIA da série 10, aptos para VR, como exemplo o GT83VR Titan SLI.

Na secção de computador de secretária as novidades são os novos modelos de Aegis, Nightblade e Trident. Da minha parte gostei muito de ficar a conhecer as ideias por trás das linhas e de ver o quão gostam de ouvir opiniões como a nossa para construir as coisas. Se quiserem, usem o presente tópico para dar ideias e as expormos perante a MSI Iberia.

A MSI está no bom caminho para se fixar por uns anos na primeira posição no sector Gaming e da nossa parte, no do modding também. Até os computadores pré-feitos como os Aegis e o Vortex são máquinas super interessantes para modificar e desafiantes de colocar a watercooling.

Um obrigado especial à MSI Iberia por tornar a nossa ida ao evento possível.

Previous post

Thermaltake Pacific V-GTX 980 V2 [Watercooling]

Next post

HyperX - Fury XL Mousepad [Tapete de rato]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.