Notas de ImprensaNotícias

QNAP e Arduino aliam-se para oferecer nuvem privada a produtores IoT

pr_qnapxarduino-3

QNAP e Arduino Aliam-se Para Oferecer Nuvem Privada a produtores IoT

Lisboa, 10 de novembro de 2016 – A QNAP® Systems, Inc. anunciou hoje uma parceria com a Arduino – o principal ecossistema de código aberto para educadores, criadores e produtores de IoT – para permitir a produtores de IoT um processamento e armazenamento seguros de dados locais com conectividade alargada através de uma vasta gama de hardware Arduino com QNAP NAS. O software QIoT Suite Lite (que usa tecnologia container) suportará Arduino até ao primeiro trimestre de 2017, oferecendo assim a produtores um grande potencial para implantar e armazenar as quantidades maciças de dados geradas pelas aplicações IoT.

“Esta parceria dá a criadores de IoT a habilidade de construir ou fazer download de aplicações de terceiros que possam executar no QNAP a sua própria nuvem pessoal IoT”, comentou Kathy Giori, VP de Operações da Arduino. “Produtores de IoT precisam de estar conectados e de armazenar vários tipos de dados; e com uma carência standards de ecossistema, e o receio de enviar tudo para a nuvem, código aberto e processamento e armazenamento locais são fatores críticos. Além das portas USB e Ethernet direta da QNAP, os produtores podem usar as plataformas Arduino Yun ou Tian para se conectarem a aparelhos IoT através de Wi-Fi e Bluetooth Low Energy (BLE). Outra conectividade, tal como a LoRa pode ser incluída como um escudo. Placas Arduino e funcionalidade QNAP permitem que soluções criativas IoT sejam facilmente criadas e implementadas. Os utilizadores podem instalar tanto produtos comerciais IoT como widgets baseados em Arduino criados para eles próprios, e depois criar a sua própria lógica em QNAP para conjugar ambos.”

“A Arduino oferece tecnologia de microcontroladores abertos, a baixo custo, cada vez mais implementada por produtores para criar aparelhos IoT únicos,” disse YT Lee, VP da QNAP. “Continuamos a fornecer armazenamento e processamento de alta qualidade, com uma interface fácil de usar, dando aos utilizadores a habilidade de se conectarem e visualizarem os dados gerados pelos seus projetos IoT. Desde a transmissão de câmaras IP, a sistemas de áudio domésticos, sensores, aparelhos inteligentes, fechaduras, e segurança, objetos conectados geram uma variedade de informação – e alguma requer armazenamento durante longos períodos de tempo e outra apenas durante alguns dias. O armazenamento, apesar de muitas vezes ser algo de segundo plano, é um componente crítico da IoT.”

Arduino Yun e Tian permitem conectividade Wi-Fi e BLE, ligando sensores sem fios e aparelhos IoT ao QNAP NAS, que atualmente suporta Ethernet e USB. As novas plataformas Arduino Uno Wi-Fi, Star Otto, e Primo podem ser ligadas sem fios ao Yun ou Tian, dando aos produtores uma variedade de opções à medida que desenvolvem soluções IoT comerciais.

QIoT Suite Lite oferece uma variedade de protocolos e aplicações dashboard que permitem aos produtores usar sensores em placas de desenvolvimento, e implementar aplicações tais como Node-RED e Freeboard em QNAP NAS. Dados recebidos a partir de sensores podem ser transmitidos para QNAP NAS usando múltiplos protocolos (MQTT, CoAP, etc.) enquanto os utilizadores monitorizam a sua rede doméstica com o dashboard.

Sobre a Arduino
A Arduino é o maior ecossistema mundial de hardware e software de código aberto. Oferece a educadores, criadores e produtores de IoT de todas as idades a possibilidade de construir aparelhos inteligentes, interligados e interativos através de tecnologias fáceis de usar. Por favor visitem-nos em www.arduino.cc ou www.arduino.org. Mais detalhes sobre a Parceria serão revelados no final do ano.

Mais informações: https://www.qnap.com/pt-pt/

Fonte: QNAP Portugal

Previous post

QNAP com Ubuntu 16.04 nos seus NAS

Next post

Zorin OS 12 Ultimate – Visão geral

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.