AnálisesRefrigeração

Cooler Master – MasterLiquid Pro 240mm

capaCMMasterLiquid

Será o Cooler Master MasterLiquid Pro 240mm o melhor AIO de 2016?

O MasterLiquid Pro é o nascer dos All-in-One dentro da linha Maker da Cooler Master. Apostaram numa nova tecnologia, idealizada por eles, que dividi o conjunto bomba/dissipador típico em duas câmaras. Isto pretende isolar o calor dos elementos mais sensíveis do conjunto, o que faz todo o sentido do ponto de vista da longevidade, conseguindo ter 2,5x mais longevidade que modelos concorrentes. Nas ventoinhas efectuaram a mesma aposta, com as novas MasterFan Pro Air Balance a oferecer quase 50 mil horas de MTTF.

Mas as novidades não ficam por aqui, sendo agora o MasterLiquid uma solução ainda mais simples de montar, vem equipada com a super MasterGel como pasta térmica e a bomba finalmente consegue produzir <30 dB, graças a todo um novo controlador PWM. Comparamos esta solução no Winkitosh com um dissipador a ar de topo.

Podem ver este produto on-site aqui: MasterLiquid Pro 240mm

Condições de teste
Sistemas utilizados:
Hardware
Intel Core i7-4770 3.4GHz 8MB Sk1150 @ 3,8GHz
Motherboard Gigabyte H97N-Wifi
Fonte Corsair Modular CX750M
Gskill Trident X DDR3-2400MHz 2x8GB
Gráfica MSI GTX660 Twin Frozr 2GB
Disco SSD Crucial MX100 256GB
Disco Western Digital Green 2TB SATA III 64MB

Sistema aircooling:
Prolimatech Phanter com duas Phanteks F120S White em push-pull

Sistema watercooling:
MasterLiquid Pro 240mm instalado na frontal, com as ventoinhas no modo P

Dados sobre o produto
Tipo de produto: Dissipador AIO (All-in-One)
Nomes comuns utilizados: MasterLiquid Pro 240mm
Data de lançamento: 21 de Julho de 2016
Função alvo: PC Builder
Gama da preços: 123,90€ na GlobalData (PT) ou 129€ na PCComponentes.com (ES)
Versão: 240mm

Análise
Para este produto decidi fazer um vídeo completo com tudo sobre ele: unboxing, overview, utilização, análise dos vários pontos que considero importantes como a temperatura e o ruído e uma breve conclusão.

Análise completa no fórum

Editor's Rating

Desempenho em modo desempenho 8.0
Desempenho em modo silêcio 7.0
Ruído 9.0
Montagem 9.0
Trocar ventoinha 10.0
Cooperação no airflow 7.0
Compatibilidade (sockets) 10.0
Compatibilidade (caixas) 10.0
Instruções e manual 10.0
Pasta térmica 9.0
O MasterLiquid Pro é realmente dos poucos All-in-One que me fascina por ser o que considero ser o caminho correto na luta aircooling vs. watercooling. Conseguiu ser muito simples de montar, vem equipa com ventoinhas muito boas e versáteis, o radiador é pequeno, o visual no ponto e é silencioso. Em termos de temperaturas conseguiu bons resultados no combate com o i7 em overclock, especialmente por já estarmos num tórrido Verão. Mas no fim, o que mais me fascina é mesmo a tecnologia FlowOp. Finalmente, considero que um AIO pode vir a ser uma aposta segura para um computador para montar e não mexer por uns tempos (anos se possível). Os elementos que sofriam grande desgaste e taxa de falhas, ficaram finalmente isolados do calor do CPU, que muito comprometia o funcionamento quando utilizado em integrados de maior TDP. Foi o movimento acertado da opção Maker da Cooler Master para dentro da sua linha All-in-One, com uma bomba silenciosa, fiável e duradoura, como tanto faltava.
8.9
Previous post

Puro lança novas powerbanks para Smartphone, Phablets e Tablets

Next post

Razer Leviathan Mini [Coluna portátil]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.