AnálisesHardware

QNAP – TS-231+

capa-v5

Este modelo vem melhorar o TS-231, melhorando o CPU para 1,4GHZ (versus 1,2GHz) e RAM para 1GB DDR (versus 521MB). O consumo foi também aprimorado, consumindo agora 20% menos sensivelmente. Já o sistema operativo é agora o QTS 4.2 com vários toques e retoques que melhoram ainda mais o produto, culminando na última semana com o lançamento das aplicações mobile.

Podem ver este produto on-site aqui: TS-231+

Introdução

A QNAP (Quality Network Appliance Provider) Systems, Inc., como o seu nome promete, pretende disponibilizar ofertas em termos soluções de topo de armazenamento ligado em rede (NAS) e gravação de vídeo em rede (NVR) com funcionamento simples de utilizar e robusto, grande capacidade de armazenamento e fiabilidade. A QNAP integra tecnologias e designs para fornecer produtos de qualidade superior que melhoram de forma eficaz e eficiência empresarial em termos de partilha de ficheiros, aplicações de virtualização, gestão de armazenamento ou vigilância em ambientes empresariais, assim como melhorar o entretenimento para os utilizadores residenciais através da oferta de uma experiência divertida de centro multimédia. Com sede em Taipei, a QNAP fornece as suas soluções para o mercado global com inovação e paixão contínuas.

Podem visitá-los em: QNAP Website

Condições de teste

Hardware Desktop
Gigabyte Z68XP UD5
Intel i5 2500K @ 4.5GHz
ZOTAC GTX 560 AMP!
Exceleram 32GB Red Kit
Kingston HyperX 240GB SSD

Hardware Híbrido
ACER Switch 10 modelo 64GB

Smartphone
Huawei P8

Software
Windows 8 (Desktop por cabo Ethernet)
Windows 8.1 (híbrido por wifi)

Disco NAS
Seagate Momentus 2,5″ 250GB

Dados sobre o produto

Tipo de produto: NAS de 2 baías
Segmento: NAS 2 baías
Gama/Série: X21+
Função/utilização alvo: Pequenas e Médias Empresas
Data de lançamento: Novembro 2015
Gama da preços: 269€ na PCComponentes.com
Versão: QTS 4.2

Embalagem

Para começar é altura de ver a embalagem e o NAS pela primeira vez.

Overview

Vamos em poucos dois minutos ficar a conhecer o TS-231+ melhor, explorando as peças, a construção e conteúdos.

TearDown

Uma rubrica não muito usual por aqui, mas vamos agora abrir o NAS completamente e explorar todos os elementos, muito rapidamente:

Instalação e utilização

É mesmo muito simples instalar um disco neste NAS, seja 2,5″ ou 3,5″. Neste próximo vídeo vamos explicar como o fazer e como instalar o QTS 4.2 e fazer o primeiro arranque.

Software

O QTS 4.2 é realmente fantástico, tem um look muito leve e neste vídeo vamos explorar os seus vários detalhes como sistema operativo.

Podem experimentar o Software vós mesmos por este magnífico link da QNAP

Aplicações Mobile

São fantásticas as aplicações mobile da QNAP para os seus NAS. Apesar de limitado no seu uso, fiquem com o que achamos delas:

Análise

É interessante a facilidade com que adicionam um servidor multimédia e um disco de rede do NAS ao vosso PC pessoal.
Imagem

Fizemos alguns testes de operações copiar/colar, acessos e benchmark sintéticos aos discos instalados no NAS. Usando o Seagate Momentus 2,5″ 250GB no Crystal Disk Benchmark e em movimentos simples copiar/colar obtivemos valores na ordem dos 70 a 80M/s de pico, valores declarados no website como máximos sem encriptação, ou seja, saturamos o desempenho do NAS com sucesso.
Imagem

Resumindo toda a análise, fiquem com este vídeo onde vos guio sobre as minhas opiniões sobre o NAS, pontos fortes e fracos.

Análise completa no fórum

Editor's Rating

Desempenho 8.0
Consumo e ruído 10.0
Software 10.0
Design/Construção 9.0
Preço/Desempenho 8.0
O QNAP TS-231+ a correr o QTS 4.2 provou ser uma aposta de entrada de gama muito sólida, com boa construção, bom funcionamento da interface, silencioso e poupado, cujas aplicações e mais recentemente as aplicações mobile nos deliciaram. É um equipamento muito bonito, tem um bom isolamento das vibrações dos discos e as conexões são todas de altas velocidades e actuais. Com o myQNAPCloud será certamente delicioso aproveitar toda a capacidade do NAS fora de casa e noutros equipamentos. Ficamos muito contentes com a qualidade do equipamento e para o seu PVP é uma aposta de topo em formato de 2 baías e entrada de gama no desempenho.
9.0
Previous post

ASUS anuncia série Zen AIO S

Next post

RAZER e BLIZZARD ENTERTAINMENT anunciam periféricos oficiais licenciados do Overwatch

Shuper' Luu'

Shuper' Luu'

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos. Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses. Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto de Lifestyle no feminino em português onde sou director artístico.