AnálisesJogos

Skaramazuzu

Entra no mundo misterioso de Skaramazuzu, e prepara-te para ser testado. Conhece seres estranhos e personagens únicos, enfrenta desafios e resolve enigmas neste jogo desenhado à mão, num mundo 2D a preto e branco.

Skaramazuzu

Introdução

Data de lançamento: 3 de abril de 2024

Plataformas: Microsoft Windows

Desenvolvedor: Bleeding Moon Studio

Publicador: Iphigames

Preço: 9,75 €

Descrição: Entra no mundo misterioso de Skaramazuzu, e prepara-te para ser testado. Conhece seres estranhos e personagens únicos, enfrenta desafios e resolve enigmas neste jogo desenhado à mão, num mundo 2D a preto e branco.

Metodologia

Género: Aventura, Indie

Modo: Single-Player

Condição de vitória: Completar a história

Gameplay Overview: Skaramazuzu é um jogo muito simples de história misturada com puzzle, que é ao mesmo tempo engraçado (pelos seus gráficos e personagens) e sombrio (pelo tema e cinematografia).

Análise

Jogamos como Zuzu, guiado por uma personagem de nome Mestre, na aventura de reencontrar as suas memórias. O jogo implica dialogar com várias personagens, recolher artigos que eles precisam e resolver pequenos puzzles. Num bom passo devem conseguir concluir o jogo em pouco mais de 4 horas. O objectivo principal é descobrir 4 chaves, que desbloqueiam memórias e desencadeiam algum caos no mundo em que Zuzu está.

Como a história é linear, movimentam-se de um lado para o outro, algumas vezes repetindo zonas e até conversas. Infelizmente isso torna-o um pouco aborrecido, sendo provável que interrompam o jogo para recuperar alguma vontade de jogar, especialmente se não compreenderem logo para onde ir para satisfazer o pedido da personagem que vos abriu a nova tarefa.

Visualmente vão encontrar um design Limbo-like, mas com ecrãs de tamanho mais constante e sem verticalidade. As outras personagens são todas sombreadas, com várias formas, na sua maioria animalescas. Há um toque aqui e ali de vermelho, e um traço fino muito peculiar.

Em termos de som vão encontrar piano e cordas muito dramáticos, com cada personagem a ter uma voz distinta, balbuciada, para tornar cada um deles único. A legenda fica por baixo da imagem principal e preparem-se, terão diálogos bastante longos para acompanhar.

O tema é bastante sombrio o tempo todo, com uma ou outra piada e situação caricata aqui e ali.

Conclusão

Skaramazuzu é um jogo com uma experiência estável do início ao fim, sem zonas demasiado complexas ou bugs, para uma experiência suave, como a história pede.

Os gráficos, design sonoro e personagens estão bem idealizados e merecia mais destaque no mundo dos jogos de formato de aventura e puzzle. Mesmo que joguem em formatos mais atuais de resolução, preparem-se para ter um jogo que vos acompanha, apesar da simplicidade gráfica.

Tem pequenos momentos de humor e personagens interessantes de ficar a conhecer. A prova que fazer simples pode dar certo.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:

Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ASUS ROG ALLY.

Chave cedida por Press Engine.

Skaramazuzu

9.75 EUR
8.4

História

8.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

9.0/10

Som

8.0/10

Prós

  • Simples de jogar
  • Gráficos e cinemática bons
  • Visual único e bem conseguido

Contras

  • Pode ser demasiado linear para algumas pessoas
  • Alguns diálogos longos demais
Previous post

Mighty Mage

Next post

Lotus Lantern: Rescue Mother

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.