AnálisesJogos

LEAP – Um salto em falso?

Introdução

Data de Lançamento: 1 de março de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S

Desenvolvedor:  Blue Isle Studios

Preço: 24,99€ na Steam

Descrição: LEAP é um jogo de tiros online, rápido e multijogador na primeira pessoa com batalhas épicas entre até 40 jogadores armados até aos dentes. Luta pela United Earth Defense Coalition (UEDC) ou pelos rebeldes Exo Terranos.

Metodologia

Género: Acção, Casual, Indie

Modo: Multiplayer

Condição de Vitória: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: LEAP é um FPS multiplayer onde o foco está na ação em equipa, nos mais variados modos de jogo. Escolhe uma classe, customiza o teu personagem (armas, veículo personalizado e habilidades) e entra na guerra, saltando, planando e disparando por todo o lado.

Análise

Interface
LEAP não reinventa a roda na interface. Os controlos são intuitivos e o layout segue o padrão do género. O hoverboard (que pode ser uma prancha mas também um cão ou até uma boia) e o modo “leap” são diferenciadores, mas estão muito bem integrados no jogo, sem adicionar novas interfaces necessárias para perceber o que está a acontecer.

História
Não há campanha single-player e o multiplayer foca apenas na ação. O tutorial ainda dá uns toques de empatia com o pequeno robot que nos acompanha, mas depois a magia desvanece e entra a acção pura e dura.

Jogabilidade
Procurado por muitos como uma alternativa a Titanfall, a mecânica de gancho, habilidade especial e de planagem fazem do jogo algo diferente e com utilização do mapa muito rápida e dinâmica. Chega a ter o ritmo frenético de Doom, o que para mim é incrível. As batalhas colocam até 40 jogadores em combate, uns United Earth Defense Coalition (UEDC) e os outros pelos rebeldes Exo Terranos. Os modos de jogo são muito variados (vão além do simples deathmatch), e felizmente a equipa de developers tem experimentado e ouvido a comunidade.

Comunidade
O número de jogadores online de LEAP é incerto, sobretudo porque não ganhou a tração necessária. O Discord conta com perto de 1800 membros, tem 53 proezas na Steam (um nº bastate alto para um FPS) e tem 11 itens na loja. As publicações da equipa na página steam são frequentes, em média 4 por mês, sobretudo para eventos às quartas-feiras.

Sensação de Recompensa
Em Early Access o sistema de progressão era básico e não oferecia muita variedade de desbloqueios. Com o tempo, os eventos têm ficado melhores, porque tirando isso, apenas ganhar partidas trazia alguma gratificação.

O que mais gostamos
As mecânicas e a jogabilidade sólida e o esforço imenso da equipa em experimentar novas coisas.

O que menos gostamos
Alguns problemas de conexão e poucos jogadores, num jogo que não é barato para começar (~25€ na Steam).

O que o torna único
Modos de jogo diversificados, num jogo de si já bastante frenético.

Deves evitar se
Se não gostas de jogos com os típicos problemas de uma fan base diminuta. Terá de ser o conceito a vender-te o valor.

Género e jogos equivalentes
LEAP é um FPS “normal” como qualquer outro das linhas de Call of Duty, Battlefield ou Titanfall 2.

Conclusão

LEAP é um jogo FPS que tenta ser diferente, mas cuja baixa adesão e o preço elevado o trama. A mecânica procura ser um sopro de ar fresco, mas não é suficiente para salvá-lo. Se procuras um FPS online casual para te divertires algumas horas, LEAP pode te entreter e até te pode convencer. Se levares uns amigos para lá, ainda melhor. Mas para uma experiência mais profunda e imersiva, contínua, e até mais barata, é melhor procurares outro título.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por Keymailer.

LEAP

24.99 EUR
7.3

História

7.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

7.0/10

Longevidade

6.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Boa mecânica
  • Developer ativo
  • Vários modos de jogo
  • Gráficos e cinemática bons

Contras

  • Comunicade pequena
  • Preço do jogo
Previous post

Bem Feito

Next post

TP-Link apresenta o Archer AX53: segurança com Wi-Fi 6

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.