AnálisesJogos

Evercore Heroes [Previsão]

Introdução

Data de Lançamento: 25 de junho de 2023

Plataformas: Microsoft Windows

Desenvolvedor:  vela.games

Preço: Ainda em Early Access

Descrição: Evercore Heroes é um jogo único, competitivo, em formato 3PvE criado pela VELA Games, onde te juntas em equipas de heróis para defender Lumerea, o mundo do jogo. Este mundo de fantasia mistura os desafios dos MOBAs (tempo real, skill-based e acção em equipa) com a cooperação necessária em cenários MMO.

Metodologia

Género: Acção, Indie, RPG

Modo: Co-op online

Condição de Vitória: Testado o closed beta de setembro 2023.

Gameplay Overview: Evercore Heroes encaixa-se no género “MOBA PvE” (Multiplayer Online Battle Arena Player vs. Environment). Invés de batalhar contra outros jogadores, enfrentas inimigos controlados pela IA e cumpres objetivos para progredir na partida. A dificuldade aumenta gradativamente e o trabalho em equipa é essencial para a vitória, num verdadeiro formato action roguelite.

Análise

Interface
Evercore Heroes oferece uma interface limpa e funcional, mas que ainda está a ser trabalhada. Informações essenciais como a vida do herói, habilidades e minimapa ficam sempre à vista. A comunicação com a equipa é facilitada por um sistema de pings algo complexo, mas bem implementado. Mesmo assim, um tutorial mais robusto seria bem-vindo, principalmente para jogadores iniciantes. Aproveito esta zona de início da análise para referir que dado que o jogo está em vagas de Early Access, a experiência no momento de teste poderá não ser igual à final (e não queremos que seja claro).

História
A narrativa  é minimalista e longe da profundidade e trabalho doutros MOBAs. O jogo concentra-se na ação cooperativa e não aprofunda muito a história do mundo. Acho que isso não chega a ser um ponto negativo, pelo menos para já, dado que o foco é mesmo acertar a jogabilidade e trazer pessoas para o jogo e só depois garantir que se mantêem.

Jogabilidade
Evercore Heroes é um “roguelite” de ação em tempo real para até 3 jogadores (se bem que o website refere 4 equipas de 4), mas com vagas de acesso é normal que algo se perca pelo meio.

A tua equipa escolhe os seus heróis entre um elenco muito diversificado, que recomendo ficarem a conhecer pelo modo de treino, porque cada um tem habilidades únicas que se encaixam em diferentes funções (tanque, dano por segundo, suporte) e até de forma diferente conforme o nível que atingem. O trabalho em equipa é fundamental para superar os desafios que o jogo apresenta e sozinhos não se vão divertir. As partidas são frenéticas e exigem coordenação e estratégia para a vitória. O “grind” (repetição para subir de nível) pode ser um pouco pesado.

A juntar a esta jogabilidade ainda podem acrescentar o sistema de Shards e de Power Upgrades.

Comunidade
Possui uma comunidade ativa no Discord, com quase 25 mil membros no momento desta preview. A zona de comunidade do Steam ainda está por iniciar “verdadeiramente”, dado que só tem publicações dos gestores do jogo. Para já tem zero achievements ou prémios na Steam, o que nos deixa um pouco triste porque poderia promover alguma afluência ao jogo.

Sensação de Recompensa
Superar desafios com a tua equipa, desbloquear novos heróis, melhorias e habilidades é para já o único método de recompensação. Mesmo assim é uma sensação curta, dado que não há garantias que o feito no ambiente de testes chegue à versão final.

O que mais gostamos

A jogabilidade é frenética e cooperativa, os personagens muito variados e com habilidades diferentes.

O que menos gostamos

Falta realmente um tutorial mais robusto e o sistema de progressão é algo repetitivo. Será preciso melhorar a história, para já curta, para cativar o público.

O que o torna único
Evercore Heroes combina elementos de jogos de ação em tempo real com o estilo “roguelite”, onde as fases são procedurais (geradas aleatoriamente) e a morte vos atrasa imenso.

Deves evitar se

Se não gostas de jogos em que a cooperação é sempre necessária, ou elementos roguelite.

Género e jogos equivalentes
Evercore Heroes é um “MOBA PvE” (Multiplayer Online Battle Arena Player vs. Environment). Imagina um “DOTA 2” ou “League of Legends” onde jogas cooperativamente com os teus amigos contra a máquina, ao invés de batalhar contra outros jogadores. Será que o resultado são menos discussões, dado que não há ninguém do outro lado do chat?

Conclusão

Evercore Heroes é um jogo divertido e viciante para quem gosta de jogos de ação cooperativa. A jogabilidade é frenética e a grande variedade de heróis com habilidades únicas garantem horas de diversão. A falta de uma narrativa mais profunda e a progressão um pouco repetitiva podem afastar alguns jogadores. Neste momento o matchmaking também é bastante problemático, mas é um caminho possível de ser percorrido. A equipa continua focada e a 9 de Abril chegaram ao Steam para as próximas fases do jogo, o que é óptimo!

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por vela.games através da Best Vision PR.

Evercore Heroes

0 EUR
7

História

5.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

7.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

6.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Jogabilidade cooperativa viciante
  • Heróis diversificados
  • Comunidade ativa e amigável

Contras

  • Narrativa fraca
  • Progressão com bastante grind
  • Falta de tutorial
  • Matchmaking lento
Previous post

Preserve [Previsão]

Next post

Bem Feito

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.