AnálisesJogos

Bem Feito

Introdução

Data de Lançamento: 9 de novembro de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S

Desenvolvedor:  oicabie

Preço: 9,75€ na Steam ou qualquer valor acima dos 3 dólares na itch.io

Descrição: Acompanha a vida diária de Reginaldo, um alegre e ímpar habitante do planeta B-613, com muitos afazeres e uma narrativa muito engraçada.

Metodologia

Género: Indie, Simulação

Modo: Singleplayer

Condição de Vitória: Experimentar pelo menos 4 dias da vida do Reginaldo.

Gameplay Overview: Imagina um Animal Crossing mas com reviravoltas macabras, um visual old school e cuja história é um jogo, emulado dentro dum jogo, sobre um jogo.

Análise

Interface
O jogo recebe-te com uma interface simples e limpa. É um emulador dentro dum computador, cujos detalhes vamos explorar melhor no capítulo seguinte. O sistema operativo é a cores, com um visual bem pixelado, muito neon (quase me fez lembrar de Far Cry 3: Blood Dragon). Navegar pelos menus e interagir com tudo é bastante intuitivo, perfeito para jogos casuais.

História
Um dos pontos mais fortes do jogo, pelo emaranhado para que nos atira. O jogo tenta renascer a experiência de jogar um emulador duma rara consola brasileira, a “Jogaroto”, lançada no final dos anos 90 no Brasil e que desapareceu e ficou desconhecida misteriosamente. Ao mesmo tempo a história tem muitos detalhes do estilo “creepy pasta”, lendas de terror da internet sobre realidades paralelas que afinal, podem ser verdade. O foco aqui é curtir a vida como Reginaldo, entrando na sua vida utilizando o emulador Garotron, no seu pequeno planeta, B-613.

Detalhes como e-mails, mensagens e códigos escondidos adicionam uma camada extra à narrativa, onde lançar o ROM é apenas uma parte da experiência. Não será difícil encontrarem online quem procure a consola original, o que prova a força da história e a atenção ao detalhe.

Jogabilidade
Prepare-te para cuidar da casinha e do jardim do Reginaldo! Pesca, cozinha, colhe frutas e planta flores. Tens uma lista diária de tarefas e é melhor que te foques para conseguir tudo. Conheces outros bichinhos simpáticos e curtes a paz de vida na quinta (provavelmente não quereria ser agricultor se tivesse de passar pelas aventuras do Reginaldo, fico bem assim).

Comunidade
A comunidade de Bem Feito está a crescer lentamente no Steam (mais de 37 reviews), tem alguns tópicos na comunidade Steam, bom feedback no itch.io e espanto: 19 achievements muito fofos. Se quiserem falar com uma comunidade maior, ele foi editado pela QUByte Interactive, que tem um Discord simpático.

Sensação de Recompensa
Ver o teu cantinho no pequeno B-613 florescer e Reginaldo feliz é a verdadeira recompensa em Bem Feito, ao fazer aquela lista diária ficar toda completa e descobrir como executar cada ponto e cada achievement.

O que mais gostamos
A atmosfera relaxante, a jogabilidade descomplicada e a fofura do universo do jogo.

O que menos gostamos
Pessoalmente não encontrei nenhum problema, mas há algumas pessoas na Steam que gostariam de ter uma opção de reset ao ROM.

O que o torna único
O visual e a proposta relaxante de cuidar de um cantinho especial no espaço, mas cheia de reviravoltas e incerteza nas tarefas do dia seguinte. Reginalo, porque és assim?!

Deves evitar se
Se não gostas de jogos com alguma investigação e inspiração creepy pasta.

Género e jogos equivalentes
Bem Feito é um simulador de vida, similar a jogos como Stardew Valley e Animal Crossing.

Conclusão

Bem Feito é um oásis de tranquilidade e nostalgia no meio dos jogos atuais. Se procuras um jogo relaxante para te desligar do stress do dia a dia, este é o teu cantinho e Reginaldo o teu melhor amigo! Cuida do teu mundo pequenino, faz amigos e descobre tudo sobre a Jogaroto e o que aconteceu a este clássico dos videojogos do Brasil. Ao preço pedido, justifica-se totalmente a experiência!

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

Bem Feito

9.75 EUR
7.7

História

8.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

7.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Divertido e relaxante
  • Boa implementação dum "simulador"
  • O Reginaldo é muito engraçado

Contras

  • Inspiração creepy pasta poderá não agradar a todos
  • É curto e ficamos a querer mais
  • Vão querer comprar uma Jogaroto
Previous post

Evercore Heroes [Previsão]

Next post

LEAP - Um salto em falso?

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.