AnálisesJogos

Sweet Dreams Alex

Introdução

Data de Lançamento: 5 de outubro de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, Linux, macOS

Desenvolvedor: Clarity Games

Preço: 14.79€

Descrição: Alex é pequena, mas os seus sonhos são grandes. Tu és o construtor de sonhos, encarregue de construir labirintos cheios de distrações para afastar os pesadelos até ao amanhecer. “Sweet Dreams Alex” é um jogo de construção e puzzle repleto de atmosfera e encanto.

Metodologia

Género: Casual, Indie, Estratégia

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: O principal ciclo de jogabilidade de Sweet Dreams Alex centra-se na construção de mundos de sonhos usando vários objetos e ferramentas, evitando que os pesadelos cheguem até Alex.

Análise

Interface
O jogo em uma interface amigável e intuitiva. Os menus são claros e concisos, e os controlos são fáceis de aprender, tornando-o acessível a jogadores de todas as idades e níveis de experiência. O mundo dos sonhos é apresentado com um estilo de arte vibrante e divertido, enquanto os elementos da interface se integram perfeitamente ao ambiente, garantindo uma experiência focada e imersiva, mesmo pixelada.

História
Embora a narrativa em Sweet Dreams Alex seja alegre e charmosa, não se aprofunda em histórias profundas ou desenvolvimento complexo de personagens. A história gira em torno de proteger Alex dos pesadelos e, embora existam trechos de texto e pistas ambientais ocasionais que sugerem uma história de fundo, o foco permanece firmemente na jogabilidade de resolução de quebra-cabeças. Essa abordagem minimalista pode não agradar a jogadores que procuram uma experiência narrativa, mas contribui para a atmosfera geral relaxante e caprichosa do jogo.

Jogabilidade
O principal ciclo de jogabilidade de Sweet Dreams Alex centra-se na construção de mundos de sonhos usando vários objetos e ferramentas. Os jogadores colocam estrategicamente esses elementos, que vão desde blocos simples, a nuvens fofas e trampolins saltitantes, para criar um caminho que mantém Alex entretido e longe dos pesadelos à espreita. À medida que o jogo avança, a dificuldade aumenta, introduzindo novas mecânicas e exigindo resolução criativa de problemas para superar os pesadelos em evolução. Embora o conceito central permaneça consistente, a variedade de ferramentas e objetivos de bónus oferecem desafio e repetibilidade suficientes para jogadores casuais.

Comunidade
Sweet Dreams Alex possui uma comunidade pequena, mas dedicada no Steam, com mais de 40 análises neste momento. Há também um pequeno servidor oficial do Discord, onde os jogadores participam em discussões e partilham as suas criações de mundos de sonho, assim como na página de Steam Community. A desenvolvedora também interage com a comunidade, abordando as preocupações dos jogadores e fornece atualizações. Os Steam Achievements são 37 e para alguns terão de recorrer à comunidade, o que é muito bom.

Sensação de Recompensa
Proporciona um sentimento de realização e relaxamento. Orientar com sucesso Alex através de um mundo de sonhos e testemunhar o seu sono tranquilo traz uma sensação de satisfação. A música calmante e o design visual contribuem ainda mais para esse sentimento de tranquilidade, tornando-o um jogo perfeito para relaxar após um dia stressante. É também muito fácil de jogar com companhia e ir discutindo ideias de como afastar os pesadelos a tempo.

O que mais gostamos
Todo o design, atmosfera, som e jogabilidade serem simples, com a vantagem do editor de sonhos.

O que menos gostamos
Poderá ser repetitivo jogar muitas secções do jogo principal de forma seguida, que também sofrem pela campanha principal ser curta.

O que o torna único
Sweet Dreams Alex cria o seu espaço ao combinar visuais relaxantes e música calmante com mecânicas criativas. Gosto mesmo muito do editor de níveis, porque podes ser criativo numa camada de personalização que raramente é vista em jogos de quebra-cabeça.

Deves evitar se

Se preferes jogos com uma narrativa profunda e uma jogabilidade que vai aumentando a dificuldade mas com poucas variações.

Género e jogos equivalentes
Enquadra-se no género de puzzles casuais, como Baba Is You (análise pelo alex1440) e Unravel Two.

Conclusão

Sweet Dreams Alex oferece uma experiência charmosa e relaxante, perfeita para descontrair depois de um longo dia. A jogabilidade central de construir mundos de sonhos é envolvente e requer algum pensamento estratégico, mas pode tornar-se repetitiva ao longo de sessões mais longas. Embora a história seja mínima e a campanha curta, o editor de níveis e os objetivos de bónus oferecem alguma capacidade de repetição para jogadores mais criativos.

Em suma, Sweet Dreams Alex destaca-se como uma experiência de quebra-cabeça agradável e acessível, mais adequada para jogadores casuais que procuram uma atmosfera relaxante e visualmente agradável.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

Sweet Dreams Alex

14.79 EUR
8

História

7.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

8.0/10

Som

8.0/10

Prós

  • Atmosfera relaxante
  • Quebra-cabeças criativos
  • Alta repetibilidade
  • Adequado para qualquer idade
  • Editor de níveis

Contras

  • Mecânica constante
  • História limitada
  • Campanha base curta
  • Sem dobragem
  • Dificuldade limitada se forem fãs de puzzles
Previous post

Razer apresenta os Seiren V3 Chroma e Seiren V3 Mini

Next post

A Trust apresenta 4 versões do novo rato vertical ergonómico Bayo II

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.