AnálisesJogos

The Many Pieces of Mr. Coo

Introdução

Data de lançamento: 6 de setembro de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, PlayStation 5, Xbox One, Nintendo Switch

Desenvolvedor: Gammera Nest

Preço: 19.99 €

Descrição: The Many Pieces of Mr. Coo é uma aventura point’n’click com desenho à mão do tipo surrealista, com uma história muito sem sentido lógico. Somos encaminhados pela história, que se desenvolve ao ritmo dos nossos cliques, de forma muito variada, com um humor próprio e quebra-cabeças com mensagens mascaradas.

Metodologia

Género: Point’n’click, Indie, Casual

Modo: Single Player

Condição de Vitória: Completar o jogo

Gameplay Overview: Através de simples cliques, manipulas as várias partes individuais do Mr. Coo, com o objetivo final de o juntar por completo. Não se sabe porque Mr. Coo está nesta situação, mas as várias partes vão notoriamente colaborando, desafio após desafio, para se descobrir o motivo. Alguns desafios são caóticos e cheios de detalhes filosóficos.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa playlist do jogo:

Análise

Em The Many Pieces of Mr. Coo, somos desafiados a reunir as peças todas do corpo do personagem principal, que estão separadas, navegando por várias situações surreais.

Em termos de gráficos o artista, Nacho Rodriguez, fez um trabalho brilhante, com desenhos à mão em 2D muito coloridos, muito cartoon e muito absurdos. Há também alguma mistura com fotografia, que fortalece o aspeto único do jogo.

Mr. Coo e as restantes personagens são muito expressivas, ao ponto de achar que mesmo sem som, que é brilhante, seria possível usufruir dum jogo muito sólido.

Os puzzles vão evoluindo, e as várias partes de Mr. Coo, vão partilhando responsabilidades em sobreviver aos desafios. Algumas vezes tivemos dificuldade em descobrir como resolver os quebra-cabeças, porque também não existe uma lógica concreta nas acções para os resolver, mas existe forma de recomeçar se tomarem a acção errada. Há quem diga que alguns dos quebra-cabeças chegam a ser possível chamar de moon logic.

Tivemos um pequeno bug que nos obrigou a repetir uma etapa do jogo, mas foi também culpa nossa que tomamos uma opção precipitada e que o developer provavelmente não tomou em consideração. A história e progressão é linear, por isso não chegam a repetir cenas.

O humor utilizado, quer vindo do simbolismo de certos detalhes como da forma como as acções acontecem, são parvas o suficiente para nos deliciar, não caindo numa versão repetitiva da mesma piada, mas sendo muito inteligentes.

É um jogo pequeno, que devem conseguir completar em aproximadamente 2 horas. Isso é talvez o que faz pesar mais no preço.

Conclusão

The Many Pieces of Mr. Coo é um dos jogo incrível, que num formato quase cinematrográfico e de curta-metragem, nos atira para um mundo louco, onde ficamos instantaneamente encantados pela personagem principal. Os gráficos são dignos de prémio, com sonoridade perfeita. A forma como tudo se liga faz dele um jogo que recomendo até para quem acha que point’n’clicks não são jogos que apreciem. É uma real aventura!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

The Many Pieces of Mr. Coo

19.99 EUR
8.7

História

9.0/10

Gráficos

10.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

6.0/10

Cinemática

10.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Gráficos e sonoridade únicos
  • Muito sólido como point'n'click
  • Divertido e com humor inteligente

Contras

  • Bastante curto para o preço
  • Alguns puzzles são complexos por serem quase moon logic
Previous post

Sonos Move 2 [Coluna portátil]

Next post

ACER expande linha Predator BiFrost e Nitro com novas GPUs RX 7000

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.