AnálisesJogos

Project Planet – Earth vs Humanity

Introdução

Data de lançamento: 25 de setembro de 2023

Plataformas: Microsoft Windows

Desenvolvedor: Fifth Harbour Studios

Preço: 24.50 €

Descrição: Project Planet – Earth vs Humanity é um jogo de estratégia, com capacidade de Co-Op ou PvP no mesmo ecrã principal, utilizando o smartphone para tomar decisões numa de duas frentes: ou para destruir a terra como catástrofe ou como humanidade, numa das suas fracções. Serão muitos os dilemas, as escolhas e os plot-twist no meio das partidas, mas só 1 dos grupos pode vencer.

Metodologia

Género: Estratégia,

Modo: Single Player, Shared Screen PvP, Shared screen Co-op, Remote Play Together

Condição de Vitória: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: Neste jogo ficas num de dois lados, ou para salvar a terra (assumindo 1 de 5 personagens) ou para a destruir. Ambos podem ser jogados por um elemento de AI, sendo a versão mais habitual deixar a AI assumir a terra e as suas catástrofes naturais e juntar o máximo de amigos como protetores da sociedade. O jogo segue um esquema simples de rondas, ao fim das quais novas catástrofes podem acontecer, adotar novas versões/dimensões ou serem diminuídas, ficando a terra mais perto da salvação.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa playlist do jogo:

Análise

Project Planet – Earth vs Humanity mistura dois géneros de jogos que gosto muito mas que me deixou um pouco revoltado durante as partidas que fiz. É uma mistura atualizada de Plague Inc com as divertidas partidas dos Jackbox mas que não me convenceu de todo, porque acabei por me aborrecer mais do que esperava e divertir pouco.

Os gráficos são bastante acima da média para o formato, mas acho o HUD um pouco folclórico e algo confuso. No Smartphone a interação é simples, mas em algumas situações o texto poderá ficar mais pequeno do que o esperado. Para perceberem tudo o que está a acontecer têm de estar atentos a pequenos detalhes no ecrã, sobretudo quando parte da vossa equipa é a inteligência artificial do jogo.

Quando jogam como planeta as coisas são bastante mais simples, dado que se podem focar em aproveitar as decisões menos coesas dos 5 departamentos humanos e rapidamente ganhar vantagem. Acho difícil se divertirem sendo este componente do jogo, exceto se for para compreenderem melhor o outro lado do jogo.

Quando jogam como a humanidade as coisas são bastante complexas e exigem comunicação e decisões de grupo. As escolhas variam entre: a melhor opção para a equipa, ajudar um departamento e um pouco a mim ou ajudar-me a mim e prejudicar outro departamento. Estas ações têm impacto na população, ecossistema ou poluição. Como humanidade também podemos atuar na positividade e hostilidade da sociedade, contrariando as catástrofes.

Estas ações são tomadas de forma sequencial e não em tempo real, obrigando toda a gente a esperar no caso de alguma decisão mais demorada (ou pessoa indecisa como eu sou em tudo o que é estratégia).

Em algumas situações é pela IA que ficamos à espera, o que acaba por tirar velocidade ao jogo ao ponto de aborrecer. Algumas vezes somos surpreendidos pelas decisões da IA e pelas mensagens de notícias no jogo e chegamos a ficar sem ar a rir, mas estamos muito à mercê destas situações para boas sessões de jogos.

Cada partida durará aproximadamente 40-50 minutos, passando por várias tragédias, que no fim de dezembro de 2023 cresceram em número. Algumas animações são mais lentas do que necessário e a música em loop tiram alguma magia ao jogo (não contribuí para grande coisa exceto pelos alertas de mudanças).

Dependendo do grupo com que jogam, do seu tamanho e da personalidade de cada um, podem viver um jogo incrível ou desistir ao fim de 2 rondas, retirando alguma capacidade ao jogo de substituir outras experiências físicas.

Uma das grandes vantagens é que basta 1 jogador comprar e todos os outros se podem juntar. Se dividirem custos, fica mesmo assim 5€ por pessoa, o que não é incrível, mas pelo menos existe a opção.

Conclusão

Project Planet – Earth vs Humanity  é uma boa alternativa para quem gosta de jogos como Plage Inc ou Pandemic, mas em versão party game multiplayer. A IA do jogo é boa e bastante sólida, mas algumas vezes o workflow de acontecimentos é lento e poderá vos aborrecer. Com novos DLCs e updates está a tornar-se um jogo mas sólido, mas considero que se forem jogar em grupos humanos menores que 3 existe o sério risco da partida não vos entreter, perdendo a capacidade de o repetirem muitas vezes.

Notas finais:
Gameplay por Lazy Agnes numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

Project Planet - Earth vs Humanity

24.99 EUR
7.6

História

8.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

8.0/10

Música

6.0/10

Prós

  • Gráficos no geral
  • Bom como party game
  • Várias situações engraçadas
  • Partidas abaixo de 1 hora
  • Só é necessário 1 jogador comprar o jogo

Contras

  • Não dá para desligar a música
  • IA é lenta a tomar decisões
  • Dependem muito dos outros jogadores
  • Há roles aborrecidos
Previous post

Tapo RV20 Mop Plus - Limpeza inovadora

Next post

Sonos Move 2 [Coluna portátil]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.