AnálisesJogos

Gord – Desafios, segredos e prosperidade

Introdução

Data de Lançamento: 17 de agosto de 2023

Plataformas: Microsoft Windows, Linux

Desenvolvedor: Covenant.dev

Preço: 34.99 €

Descrição: GORD é uma aventura épica de simulação onde os jogadores mergulham num mundo repleto de perigos e combate. Com uma história não-linear e mecânicas de jogo complexas, explora um vasto cenário em busca de segredos e desafios. Enfrenta inimigos formidáveis, coordena os teus recursos e leva à liderança as pessoas da Tribe of the Dawn.

Metodologia

Género: Aventura, Indie, Simulação, Estratégia

Modo: Single Player

Condição de Vitória: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview:

GORD é um simulador e “city builder” num mundo de fantasia extenso e muito bem realizado. Assume o papel de um guerreiro habilidoso encarregado de salvar o seu reino de uma escuridão iminente. O jogo não é linear, permitindo-te fazer escolhas que impactam significativamente o que acontece e as interações dos personagens.

A exploração e o estado de saúde mental da tua Gord são a componente chave do jogo, oferecendo-te uma infinidade de segredos, tesouros escondidos e missões. O design de mundo aberto, não nos obriga a seguir o caminho principal e existe um grande número de quests secundárias e tarefas aleatórias possíveis de acontecer.

Existe ainda um sistema de reza, que podem ter efeitos ofensivos ou defensivos, mas todos te ajudam no campo de batalha. Os inimigos mais complexos são os Horrors, que exigem características muito específicas no teu Gord e que o estado da floresta e do tempo joguem a teu favor.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa playlist do jogo:

Análise

Interface
Gord possui uma interface intuitiva e relativamente fácil de utilizar, especialmente depois do update 1.3. Os developers são muito participativos e aceitaram o feedback durante todo o Early Access, estando a fazer mudanças e optimizações constantes neste tópico, especialmente pela decisão de manter o jogo num formato de gestão duma equipa pequena e não em milhares de soldados.

História
É uma mistura cativante de conhecimento (com muitas tradições eslávicas) e narrativa bastante convincentes. Somos atraídos para um mundo repleto de personagens complexas, cada um com suas próprias motivações e histórias de fundo para nos envolver do início ao fim, algo acima da média para estes jogos.

Jogabilidade
O conceito de acampamento e os elementos de city builder que isto adiciona são exigentes de dominar mas está tudo bastante polido. A combinação de decisões estratégicas e combate baseado em habilidades cria uma experiência desafiadora e imensamente gratificante. Tenho pena de não existirem mais tipos de unidades e de exigir bastante micro-gestão, ou as unidades perdem-se e vão para o meio da escuridão.

Comunidade
A comunidade e os developers são muito ativos no Steam e no Discord. O jogo sofreu algumas mix review na Steam que na minha opinião são infundadas e que não fazem sentido.

No Steam têm 44 achievements disponíveis, que vão acontecendo com a progressão, e existem desafios bastante difíceis de conseguir, especialmente com o modo custom.

Sensação de Recompensa
Como qualquer citybuilder ver a Gord crescer e formar-se é sempre gratificante. Os inimigos, sobretudo os lendários e os Horrors são difíceis, mas muito bons de ultrapassar.

O que mais gostamos
A narrativa é profunda e envolvente, o sistema de combate complexo e a interface está adaptada para uma jogabilidade perfeita.

O que menos gostamos
Curva de aprendizagem elevada e bastante exigente na micro-gestão de unidades. Acaba por dar um aspecto de má IA das unidades.

O que o torna único
O ambiente e os modos de jogo que mistura, fazem dele verdadeiramente único. É um jogo com tema mais maduro, sombrio e que exige atenção a todo o momento.

Deves evitar se
Se procuras uma experiência de jogo casual, será muito complicado teres sucesso em Gord.

Género e jogos equivalentes
Enquadra-se no género de simulação, estratégia e city builder. Jogos comparáveis incluem títulos como Ancient Cities e Eador: Imperium. Há também quem o tente comparar com Rimworld.

Conclusão

Para mim Gord é um caso de sucesso no seu estilo. A história é interessante, o ambiente perfeito e até o voice acting e a música convencem. A curva de aprendizagem é alta mas muito gratificante e diferente do habitual, levando-nos mesmo a querer dominar todos os desafios. Não há muitas unidades para a nossa tribo, mas há muitos inimigos e detalhes a que ter atenção. O sistema de saúde mental e reza trazem uma camada extra de desafios, entregues de forma muito boa.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060) com teclado Blitzwolf BW-KB1, rato Trust Redex e tapete Razer Gigantus V2 Medium.
Chave cedida por PressEngine.

Gord

34.99 EUR
8.3

História

9.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Narrativa envolvente
  • Combate gratificante
  • Interface intuitiva
  • Sistema de jogo profundo

Contras

  • Curva de aprendizagem
  • Alguns bugs ainda em resolução
  • Não é para jogadores casuais
Previous post

Ghostrunner 2 já está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC

Next post

Shadow Gambit: The Cursed Crew

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.