AnálisesPeriféricos

AGON AGK700 Red [Teclado gaming]

O teclado da AGON AGK700 Red é um teclado robusto e com funcionalidades interessantes. Os switches Cherry MX Red são sobejamente populares dispensando apresentação.
Será o companheiro ideal para os jogadores casuais bem como os competitivos?

Quando recebi este teclado estava a utilizar um teclado da CoolerMaster com os switches castanhos. Troquei os teclados e senti logo a diferença com estes Cherry MX Red.

Setup de teste

Monitor AGON AG493UCX
Teclado AGON AGK700 – RED
Rato AGON GM510
Auscultadores AOC GH401
Processador Intel i5-9400
Placa-mãe MSI B365M Pro-VH
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12G
Memória HyperX Fury DDR4 DDR4-2666MHz (2×8GB)
Fonte XFX TS 550W
Crucial BX500 1TB
Samsung 860 EVO

Construção

A primeira coisa que notamos é o seu corpo em alumínio, robusto com um efeito escovado na diagonal que o torna bastante atraente. No topo, bem centrado, destaca-se o meu elemento favorito neste teclado (mero capricho, diga-se) que é o botão de volume, daqueles à antiga, de rodar. E se um botão de rodar para regular o volume é chato quando estamos a utilizar o Windows, acreditem que é mesmo satisfatório usá-lo em Linux com Plasma, podendo controlar a variação (5% em cada click é simplesmente perfeito para mim).

Funcionalidades

As funcionalidades são aquelas que podemos esperar de um equipamento teste género: RGB, teclas com funções que não encontramos num teclado normal como o bloqueio da tecla com o logotipo da Microsoft, a alteração das teclas WASD pelas setas, botão para cortar o áudio e, mais importante, as teclas com as macros programáveis.
Estas teclas encontram-se num local que eu considero desconfortável. Claro que outro utilizador, gamer mais “aplicado” poderia considerar o posicionamento preceito pois estão ao alcance de um mindinho mas é esse alcance do mindinho maroto que me faz carregar nas mesmas todos os dias… sempre sem querer.
Este será, ainda assim, um ponto que alguns gostarão e outros não, simplesmente.
Outras teclas das quais eu gosto particularmente são as teclas multimédia, colocadas por cima do bloco numérico. Alguns, mais uma vez, não gostarão mas eu considero a posição perfeita e contrária ao que muitos fabricantes fazem que é utilizar as teclas das funções juntamente com o fn.

Extras

Se o teclado me convence só pelo botão do volume (às vezes nem peço muito) também a porta USB colocada na parte anterior do teclado é bastante útil, embora seja extremamente complicado acertar com ela à primeira, sendo que até está colocada ao contrário do que é convencional (o mesmo que teriam num computador portátil). Não se trata de um USB que aproveita a ligação do teclado mas sim de uma ligação direta feita ao computador uma vez que o cabo (não amovível) sofre uma bifurcação tornando uma em duas portas USB para ligar ao computador. Se ligarmos apenas a do teclado a porta USB não funcionará. Muitos vão ignorar esta porta pois é uma porta USB 2 e não USB 3, infelizmente.

Software

Como já mencionei, o teclado oferece a opção de configuração de macros e também dos efeitos RGB. Tudo isso graças ao G-Menu, o software da AOC que faz a gestão de configurações dos seus periféricos como ratos, teclados, auscultadores, monitores e tapetes.
Este software é bastante fácil de utilizar e oferece uma excelente personalização sendo que podemos configurar o teclado ao ponto de cada tecla ter a sua cor personalizada.

Utilização

Não sendo um jogador intensivo posso dizer que este teclado se adapta às minhas necessidades. Programo, escrevo, jogo, trabalho. Para todas as situações o AGK700 Red provou ser um teclado fiável e confortável quer para aquele joguinho rápido quer para aquele dia chato em que temos que escrever e escrever e escrever…
O seu preço não é baixo, principalmente para aqueles que estão acostumados a teclados de membrana ou nunca usaram um teclado mecânico mas também não posso considerá-lo elevado para o que oferece.

Opinião

Para um teclado dirigido a gamers e tendo em conta que cada vez jogo menos e trabalho mais, o AGK700 Red esteve à altura do desafio e provou que não é preciso ser gamer para usufruir em pleno de um teclado mecânico.

AGON AGK700 Red

159.90€
8.9

Qualidade de construção

9.0/10

Design

8.5/10

Conforto

9.0/10

Funcionalidade

9.5/10

Software

8.5/10
Previous post

NAS com inteligência artificial? A QNAP diz que sim com o ARM TS-AI642

Next post

Acer Predator Connect W6 Wi-Fi 6E no Programa Recomendado NVIDIA GeForce NOW

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.