AnálisesHardwarePeriféricos

Philips 34B1U5600CH [Monitor Curvo 21:9]

O Philips 34B1U5600CH é um monitor de 34 polegadas, curvo, com uma proporção de 21:9, o que se traduz num tamanho muito próximo das 27 polegadas dos monitores, mais comuns hoje em dia, de 16:9.
Capaz de uma resolução máxima de 3440×1440 a 120Hz, este monitor destinado a empresas é bem capaz de surpreender e satisfazer os utilizadores noutras áreas como edição de multimédia ou jogos.

Este monitor é suposto ser um monitor aborrecido, para o escritório, daqueles que vemos nas empresas comprados em bundle mas quando começamos a olhar para as suas características começamos a pensar que ele poderá ter outras utilidade para a nossa utilização pessoal, quer seja para jogos ou para ver filmes, por exemplo, algo que não é suposto estarmos a fazer enquanto trabalhamos.

Mas vamos perceber porque é que este 34B1U5600 da Philips é muito mais do que um monitor aborrecido.

Setup de teste

Teclado AGON AGK700 – RED
Rato AGON GM510
Auscultadores AOC GH401
Processador Intel i5-9400
Placa-mãe MSI B365M Pro-VH
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12G
Memória HyperX Fury DDR4 DDR4-2666MHz (2×8GB)
Fonte XFX TS 550W
Crucial BX500 1TB
Samsung 860 EVO

Ecrã

Começamos pelo mais óbvio: o seu tamanho. O monitor tem uma proporção de 21×9 e, como o nome indica, 34 polegadas de diagonal.
Isto equivale a cerca de 33cm de altura, o que significa que é apenas alguns milímetros mais pequeno que um monitor 16×9 de 27 polegadas.

O painel LED VA tem um acabamento mate com uma resolução máxima de 3440×1440 com uma taxa de atualização até 120Hz. E sim, 120Hz na resolução máxima (desde que usem DisplayPort ou USB-C).

Conectividade

Atrás podemos encontrar uma porta HDMI, uma porta DisplayPort, duas portas USB-C (uma delas para ligar ao computador), uma porta RJ-45 e duas portas USB tipo A para podermos ligar o nosso rato e o teclado.
De lado temos ainda duas portas USB e uma USB-C, todas de carga rápida e uma saída de áudio onde podemos ligar os nossos auscultadores enquanto “trabalhamos”. Infelizmente, sem linha para microfone (ou, pelo menos, não consegui colocar a funcionar).

Ainda aqui nesta zona temos as colunas que são exatamente aquilo que podemos esperar de colunas de monitor: competentes para ouvirmos alguns alertas e pouco mais do que isso.

Webcam

Cá em cima temos uma coisa bem engraçada: uma webcam com microfone escondida. A webcam tem 5 megapíxeis e é compatível com o Windows Hello.
Vale alguma coisa? Vale… é competente para o objetivo principal que são videoconferências. Dificilmente a utilizaria se quisesse gravar conteúdos mas o objetivo aqui não é esse mas sim as videoconferências e, para isso, funciona perfeitamente.
Tem também um LED discreto, branco, que indica quando a câmara está em utilização. Se por um lado é discreto e não bate nos olhos do utilizador, por outro também se torna discreta demais podendo passar despercebida.

Outras coisas que me fizeram apaixonar por este monitor é todo o seu ajuste tanto em altura… inclinação… e rotação. O monitor roda completamente para cada um dos lados, tem um ajuste vertical de 18cm e uma inclinação de -5º para baixo e 25º para cima.

Opinião

Em resumo, este monitor parece-me ideal para quase todo o tipo de trabalho, graças à sua proporção de 21:9 que permite uma área de trabalho mais larga que a convencional. Os profissionais de multimédia ficarão muito satisfeitos com o espaço extra oferecido quer seja para ferramentas ou janelas adicionais.

Os entusiastas do cinema também gostarão  do formato cinema e os entusiastas dos jogos poderão tirar proveito do espaço e ângulo para um maior plano de visão.

Philips 34B1U5600

0.00
9.2

Desempenho

9.0/10

Consumo e Ruído

10.0/10

OSD

10.0/10

Design/Construção

9.0/10

Preço/Performance

8.0/10

Prós

  • Tamanho
  • Proporção
  • Imagem
  • Webcam incorporada
  • Opções de conectividade

Contras

  • Preço
  • Tamanho (para algumas pessoas)
Previous post

Synology DS923+ [NAS] & Synology E10G22-T1-Mini module

Next post

Razer apresenta o BlackWidow V4 75% - O pináculo dos teclados gaming personalizáveis

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.