AnálisesRefrigeração

Gelid Solutions rev.5 Tranquillo [Dissipador CPU]

A mais recente versão do Tranquillo da Gelid Solutions promete trazer o desempenho e silêncio dos seus antecessores aos processadores mais recentes. Como será que se porta com os processadores mais recentes?

Podem ver este produto on-site aqui: Gelid Solutions rev.5 Tranquillo

Condições de teste

Componentes » TrueNAS B550 – Ryzen 3600
Caixa – Unykach 4U 19″ UK 4129
Processador – AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
Placa-mãe – Gigabyte B550 Aorus Elite v.2
Memória – Corsair Vengeance LPX DDR4 3200MHz PC4-25600 32GB 2x16GB CL16
Disco – 2x Kingston NV2 500GB SSD PCIe 4.0 NVMe Gen 4×4 (1x SO + 1x Apps) arrefecido por Gelid Solutions IceCap Pro + Hitachi 2,5″ 320GB + WD 2,5″ 750GB + 2x Samsung Spinpoint 500GB (Mirror)
Fonte – Sharkoon SilentStorm Cool Zero 650W
UPS – Phasak PH 7521
Ventoinhas – be quiet! Silent Wings 4 120mm PWM + be quiet! Pure Wings 2 80mm

Sistema operativo:
TrueNAS Scale 22.12.02 Bluefin

Dados sobre o produto

Tipo de produto: Dissipador para processador
Gama/Série: Tranquillo
Função/utilização alvo: PC Build, HTPC e gaming
Gama da preços: Até 35€

Unboxing

A mais recente versão do Tranquillo da Gelid Solutions promete trazer o desempenho e silêncio dos seus antecessores aos processadores mais recentes. Hoje vamos o ficar a conhecer de forma mais íntima neste ASMR.

Análise

Trabalhar com o Tranquillo rev. 5 é muito simples, dada a sua compatiblidade com os sockets mais atuais e formato simples de instalação. O visual é muito neutro e as escolhas tomadas para o formato de cada acessório contribuem para uma montagem simplificada. O manual sofre o mesmo que outros produtos da Gelid ao não conter elementos gráficos que destaquem os ângulos e as peças envolvidas em cada passo. Se perceberem de dissipadores, vão navegar facilmente na sua montagem, mas o manual poderia elevar essa experiência.

Em termos de resultados tivemos temperaturas espectaculares no Ryzen 5 3600 em que foi testado, um computador do homelab que passa o dia todo ligado, 24/7/365, parando apenas para manutenções menores. A temperatura no espaço do último mês (com dias bastante quentes em Portugal) foram entre os 34 e os 40ºC.

O facto de ser de heatpipe de toque direto (HDT) permite-lhe ter uma pegada volumétrica pequena com um desempenho fantástico. É silencioso e se tiverem problemas com os TDPs mais altos? Coloquem mais uma ventoinha e fica com certeza resolvido (chega aos 150W de TDP). Se controlarem a ventoinha por PWM terão o controlo completo sobre o ruído, mas acreditem que raramente irão precisar da ventoinha a rodar a 100%.

Outra vantagem deste formato e baixa largura é na manutenção, por ser fácil remover a ventoinha, mesmo em espaços apertados e tendo logo acesso a todos os parafusos do sistema de retenção.

Conclusão

O Gelid Solutions rev.5 Tranquillo é um dissipador para processador com uma relação desempenho/silêncio óptima, especialmente ao preço que oferece, uma combinação tripla mortífera para a concorrência. É simples, totalmente preto, sem RGB e fácil de instalar, o que convencerá um grande público atual. O manual é o seu único ponto fraco, dado que não acompanha a simplicidade que a montagem permite. A tecnologia de heatpipes de toque direto (HDT) é um dos seus grandes trunfos e consegue com isso um desempenho alto, mantendo agilidade para manter o sistema muito silencioso, se necessário. É também compatível com os mais recentes sockets, seja Intel ou AMD.

Galeria

Gelid Solutions rev.5 Tranquillo

35€
9.1

Desempenho (performance)

9.0/10

Desempenho (silencioso)

10.0/10

Ruído

9.0/10

Montagem e configuração

9.0/10

Trocar ventoinha

10.0/10

Capacidade de cooperação (airflow)

9.0/10

Compatibilidade (sockets)

10.0/10

Compatibilidade (caixas)

9.0/10

Instruções e manual

7.0/10

Pasta térmica

9.0/10

Prós

  • Desempenho incrível
  • Super silencioso
  • Montagem muito simples
  • Compatibilidade com sockets atuais

Contras

  • Manual pouco claro
  • Só faltou compatibilidade com 2011
  • Sticker da ventoinha quebra o visual
Previous post

Razer apresenta o BlackWidow V4 75% - O pináculo dos teclados gaming personalizáveis

Next post

Age of Darkness : Final Stand [Early access]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.