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Doom Eternal

Introdução

Data de Lançamento: março de 2020

Plataformas: Windows, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch, Stadia

Desenvolvedor: id Software

Preço: 39.99€

Descrição: Em Doom Eternal, entra no papel do Doom Slayer e encara hordas demoníacas numa frenética batalha pela sobrevivência e por vingança. Explora um mundo apocalíptico, utilizando armas poderosas e habilidades tácticas para combater o mal.

Metodologia

Género: Tiro na primeira pessoa (FPS), Acção

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 8 horas.

Gameplay Overview: Doom Eternal coloca-te no papel do Doom Slayer, enfrentando hordas demoníacas em ambientes variados. A mobilidade é crucial para te desviares de ataques e utilizar plataformas para alcançar pontos estratégicos. A progressão ocorre através de itens e upgrades, incentivando a exploração.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa playlist do jogo:

 

Análise

A saga Doom, lançada pela primeira vez em 1993, é uma série de jogos icónica, conhecida por tornar popular o género de FPS. Caracterizada por ação frenética e monstros demoníacos, é inquestionável que Doom revolucionou os jogos de tiro.

Interface: Apresenta uma interface eficaz e intuitiva que facilita a navegação e a personalização. Os menus são organizados e os controlos são acessíveis, contribuindo para uma experiência fluida.

História: A narrativa envolve-nos numa luta épica contra as forças demoníacas, adicionando camadas de história aos combates intensos. As reviravoltas e elementos de exploração aprofundam o enredo.

Jogabilidade: Redefinindo o género de FPS com combate veloz e estratégico, foca-se na mobilidade e na variedade de armas (e por vezes combinação com habilidades). Adoro os desafio de cada nova horda e a necessidade de adaptação tática constante, não havendo formulas de sucesso.

Comunidade: A comunidade ativa reflete-se em números impressionantes na Steam e no Discord. Com milhares de membros em ambas as plataformas, podem encontrar um espaço acolhedor para discussões e compartilhar conteúdo relacionado com o jogo.

Sensação de Recompensa: A progressão é satisfatória e evidente ao superar desafios difíceis e adquirir habilidades e equipamentos. A sensação de realização ao derrotar inimigos é gratificante e cada vez que o nosso coração desacelera dum horda mais complexa, ficamos a querer mais. Acho que neste campo a música tem um papel fundamental e muito bem executado (não é dificíl me apanharem a ouvir a OST do jogo em horário laboral).

O que mais gostamos: O combate frenético, o design de níveis intricado e a sonoridade, assim como a liberdade de movimentos e a variedade de inimigos.

O que menos gostamos: Alguns problemas técnicos esporádicos e a curva de dificuldade íngreme. Além disso, a foco no combate pode não agradar a todos, se não se permitirem a algum descanço de tanto disparar. Sinto também que parando de jogar algum tempo, voltar a ser ágil é complicado e as primeiras tentativas pareço um amador.

O que o torna único: O ritmo implacável, combinando elementos de shooter e plataforma. A forma como nos exige estratégia no meio do caos, diferenciando-se de outros FPS.

Devem evitar se: Prefere jogos mais lentos ou menos desafiadores, ou se não gostam de combate intenso.

Género e jogos equivalentes: Doom Eternal é um FPS com elementos de ação e plataforma. Jogos equivalentes incluem “Wolfenstein: The New Order” e versões anteriores, como o “DOOM (2016)”.

Conclusão

Doom Eternal é uma obra-prima do FPS, oferecendo combate rápido, narrativa envolvente e muitos desafios. Apesar de pequenas imperfeições, a sua jogabilidade é única, a ambientação memorável graças à sonoridade e cinemática, que em conjunto garantem uma experiência cativante.

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Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’.

Doom Eternal

39.99€
8.6

História

8.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

8.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Combate ritmado
  • Design de níveis intrincado
  • Trilha sonora cativante
  • Variedade de inimigos
  • Progressão satisfatória

Contras

  • Curva de dificuldade acentuada
  • Problemas técnicos esporádicos
  • Foco intenso no combate
  • É exigente na vossa habilidade
  • Estilo pode não agradar a todos
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Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.