AnálisesJogos

Takara Cards [Early Access]

Introdução

Data de lançamento: 28 de março de 2023 (Early Access)

Plataformas: PC

Desenvolvedor: Post Mortem Pixels

Preço: 14,79€ na Steam

Descrição: Desenvolve a tua reputação e escolhe os teus passos com cuidado neste universo medieval futurístico de Takara Cards.

Metodologia

Género: Roguelike, Deckbuilder, RPG e Estratégia

Modo: Single-Player, Deckbuilder

Condição de vitória: Derrotar inimigos

Gameplay Overview: Takara Cards é um deckbuilder RPG que se debruça em mecânicas de gestão de recursos e de reputação para determinar o resultado de situações.

Análise

Desenvolvido de olhos postos em clássicos contemporâneos como Slay the Spire e FTL, Takara Cards consegue criar um jogo que não tem necessidade de esconder as suas influências. Essa confiança é merecida porque é raro um jogo mostrar tanta personalidade e clara intenção e concretização do objetivo.

Este jogo toma uma perspetiva única no que consta a deckbuilders que potencializa a característica intrínseca de variedade aos quais nos acostumamos. Temos raças, múltiplos recursos e um sistema de karma que está aliado às várias lojas que podemos encontrar ao longo do jogo, a união destes sistemas e mais alguns, que faz com que seja impossível uma jogada ser igual à anterior.

Os sistemas dentro da nave, são uma interpretação interessante do HUB clássico do jogo de cartas, deixando para trás o tão repetido e cansado sistema de árvore que nos acostumamos desde o lançamento de Slay the Spire.

HUB da nave do jogador

O sistema de combate é um simples em grelha, diria que se alguma parte do jogo carece de variedade, é esta, até chegar ao primeiro boss, não é surpreendente demorar mais que uma hora de jogo, e a maioria do tempo é em combate, na maioria do tempo encontra-se os mesmos 5 inimigos e como as alterações significativas ao baralho são poucas e dispersas, este processo torna-se sistemático e repetitivo.

Exemplo de uma cena de combate

Em termos de direção artística, a Post Mortem Pixels fez um trabalho fabuloso criando um jogo esteticamente coeso e apelativo, com uma ótima direção sonora a acompanhar.

Mecânicas, visuais, som, conceitos, progressão de ideias estabelecidas, são algumas das coisas que  Post Mortem Pixels trouxe para a mesa, jogos como Takara Cards merecem a nossa atenção, um projeto muito bem executado que não depende em grande parte de ideias pré concebidas, feito meticulosamente e com apoio continuado e cuidado por parte dos desenvolvedores, são os projetos que merecem o apoio dos jogadores.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por alex1440 .
Chave cedida por Keymailer.

Takara Cards

14.79€
8

História

6.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

10.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

6.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Boas mecânicas de jogo
  • Ótima execução artística
  • Alto nível de complexidade

Contras

  • Combate repetitivo
Previous post

Kobo sugere dois ereaders para este Verão

Next post

Synology DS923+ [NAS] & Synology E10G22-T1-Mini module

Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.