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Pokémon Scarlet and Violet

Introdução

Data de lançamento: 18 de Novembro de 2022

Plataformas: Nintendo Switch

Desenvolvedor: Game Freak

Preço: 49,99 €

Descrição: Captura, treina e conquista nesta nova região de Paldea, onde a experiência de Pokémon toma uma nova forma diferente de qualquer uma que tenhas experienciado antes.

Metodologia

Género: RPG

Modo: Single-Player, Multiplayer

Condição de vitória: Conquistar as 18 medalhas e tornar campeão de Paldea.

Gameplay Overview: Como outras iterações anteriores do franchise, neste jogo tens de capturar criaturas, derrotar ginásios completar as linhas de história principais com ajuda dos teus parceiros e torna-te o campeão de Paldea.

Gráficos & Som

A nossa playlist completa do Pokémon Scarlet, dividia em vários episódios do jogo principal:

Análise

Está bem, adiei este assunto por demasiado tempo, mas em minha defesa, simultaneamente dei uma oportunidade à Game Freak de corrigir os erros de lançamento do jogo para falar da versão definitiva deste, pois, isso não aconteceu.

Continuando a bater no ceguinho como muita gente já o fez, o jogo não corre como devia, isso ainda ser o caso quase oito meses depois do lançamento é um pouco desapontante. Há óbvios problemas de rendering, algumas texturas terríveis e problemas de framerate em zonas com grande densidade de objetos. Além de erros visuais, os crashes têm sido cada vez mais frequentes à medida que mais eventos são lançados, o que é peculiar para uma empresa com tantos recursos como esta.

Tagtree Thicket, zona com problemas de framerate

O design dos monstros desta geração é prova contrária do argumento da falta de ideias proferida nas últimas iterações do franchise, com mais de cem novos designs alguns de incrível qualidade, com mais para vir. Para não falar das formas paradoxais, além de ser uma fantástica decisão temática, são recriações fabulosas de criaturas familiares.

Great Tusk, forma paradoxal de Donphan

Agora vou a atenção para o que para o foco das minhas preocupações, o gameplay. Desde a transição para 3D, nenhum jogo tem sido particularmente difícil, e este está longe de exceção à regra. Quase que não há atrito ao longo das histórias principais, não ser que o jogador artificialmente faça o jogo mais complicado para si mesmo. Um tema controverso dentro da comunidade é a experiência partilhada, eu diria que é mais problemático a curva de experiência, inimigos deviam dar menos experiência para forçar o jogador a procurar mais combates, de mão dada com isto também foram apagadas as emboscadas de treinadores no terreno, o que leva a que menos combates aconteçam e com tantos centros distribuídos pelo mapa, isto faz com que um fator de urgência que era enraizado nos primeiros jogos de Pokémon esteja perdido. Os ginásios não alterarem equipa para acomodar qualquer ordem qual o jogador queira tomar é uma das maiores oportunidades perdidas deste jogo.

Team Star, esta organização foi apresentada como o grupo nefasto da região, e embora a história deles faça sentido no contexto do jogo em si, deixam um pouco a desejar, as bases destes são extremamente simples de ultrapassar e demasiado formulados. Este último ponto está de mão dada com o meu maior problema com o jogo, nos jogos antigos ter a possibilidade de entrar em estruturas, e de explorar torres, cavernas, mansões abandonadas e palácios eram um dos fatores que mais vida davam ao jogo, mas agora, nem num centro Pokémon é possível entrar, todas as pessoas estão pelas ruas das cidades e parecem mais desinteressantes que nunca. Talvez seja porque o acesso ao 3D reduz o espaço para a imaginação, mas mesmo assim a quantidade de estruturas exploráveis está reduzida a um conjunto de cavernas, o que é um ultraje tendo em conta que estas já eram das piores estruturas das primeiras gerações e quando a maioria são incrivelmente desinteressantes e só servem de pontos de acesso de um lado para o outro.

Caverna

Com isto exposto, tenho a dizer que este jogo foi alvo de uma quantidade enorme de críticas, ao ponto de considerar um exagero. É verdade, o jogo tem os seus, mas a verdade é que a certas alturas, como o ponto final das histórias principais e no post-game, senti-me verdadeiramente investido, de forma que não consegui com outros jogos como o Sun and Moon. Mas comparando este projeto ao último projeto 3D, Legends Arceus, Scarlet and Violet não são um passo à frente, mas sim ao lado, não houve progressão suficiente e o mundo parece com ainda menos vida, e em Arceus o continente nem estava populado. Esperemos que o jogo seja uma experiência mais completa quando os DLC vierem.

Pokémon Scarlet

59.99€
7.1

História

8.0/10

Gráficos

6.0/10

Jogabilidade

7.0/10

Otimização

5.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

7.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Ótimos designs
  • Boas histórias

Contras

  • Otimização fraca
  • Falta de zonas exploráveis complexas
  • Baço em geral
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Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.