ModdingPC Build

TrueNAS Sharkoon M25-W Z77 – Um NAS de pré-produção

Hardware mais antigo não significa menos capacidade de acompanhar as nossas necessidades. Este sistema Z77 é o exemplo disso mesmo, porque tem um i7 poderoso, super capaz de correr o TrueNAS, máquinas virtuais e aplicações, sem necessidade de gráfica adicional, cujo calcanhar de Aquiles é a memória RAM, com apenas 16GB DDR3.

Por esse motivo foi utilizada como o nosso ambiente Pré-Prod (de pré-produção), o computador que atualizo sempre primeiro (em termos de TrueNAS), de funcionalidades (rotinas de Scrub, alertas de e-mail, Snapshots e S.M.A.R.T) e aplicações novas (ou alterações às existentes). Funcionando, era depois utilizado no TrueNAS Rock Base 600 LP.

Graças a ele e vários discos velhos, consegui aprender a utilizar o TrueNAS sem colocar em risco dados preciosos, por vezes fazendo cópias de outros discos para os dele, simulando uma utilização mais real.

Se gostarem deste projeto, venham falar no Discord no canal de PC Building ou Homelab connosco!

Hardware

Componentes
Caixa – Sharkoon M25-W preta
Processador – Intel i7 3770K
Placa-mãe – ECS Z77H2-AX Golden
Memória – Kingston Predator 16GB (4x8GB) DDR3
Disco – 2x TeamGroup CX1 120GB + Hitachi 2,5″ 320GB + WD 2,5″ 750GB + 2x Samsung 500GB
Fonte – Sharkoon SilentStorm Cool Zero 650W
UPS – Phasak PH 7521

Coldware:
Dissipador – Intel stock cooler
Ventoinhas – be quiet! Silent Wings 2 120mm + be quiet! Pure Wings 2 140mm

Sistema operativo:
TrueNAS Scale 22.02.4 Angelfin

Galeria

Software e Aplicação

Previous post

Razer Blade 14 - Ultimate Gaming em 14"

Next post

Paranormal Mission [Early access]

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.