AnálisesJogos

Children of Silentown

Introdução

Data de Lançamento: 11 de janeiro 2023

Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 5, Microsoft Windows, Xbox Series X and Series S

Desenvolvedor: Elf Games Works, Luna2 Studio

Preço: 19.99€

Descrição: Children of Silentown da Elf Games é uma aventura sombria que conta a história de Lucy, uma menina a que vive numa vila rodeada de floresta e monstros. As pessoas desaparecerem não é raro aqui, mas desta vez, a Lucy acha que já é crescida o suficiente para investigar por si mesma. Ou pensa ela que…

Metodologia

Género: Aventura, Indie

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: Um point & click com gráficos e músicas a combinar com a tensão que se vive na vila, por onde vamos guiando Lucy e interagindo com o mundo. O som também rege o jogo, levando Lucy a criar um pequeno diário de onde nascem melodias conforme se avança nos capítulos.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa primeira partida no jogo:

Análise

Interface: O gráfismo é bastante único e muito bonito, sendo os cantos do ecrã utilizados para as acções que abrem modais e novas janelas de interação. O ponteiro vai alterando conforme a acção que executa, seja conversar, interagir, analisar, entre outros.

História: O núcleo da experiência, leva-nos pelas descobertas de Lucy e obrigan a pequenas decisões que mudam o resultado. As interações são engraçadas e há bastante diversidade de personagens, e um gato sempre pronto a chatear.

Comunidade: Não tem canal de Discord mas tem uma zona de discussões na Steam bastante ativa. Também na Steam tem 26 achievements e 11 points shop items.

Sensação de Recompensa: Quando trocamos de cenário em cenário é motivador, mas algumas partes ficamos demasiadas vezes a passar entre conversas bastante aborrecidas (culpa de certas personagens).

O que mais gostamos: É muito divertido, está a funcionar bem e é imprevisível, para o bem e para o mal. Como um Isaac mas as salas são barcos e pedaços de mar.

O que menos gostamos: Ter de abrir o inventório para puxar de lá os artigos, quando os acabamos de receber. A música de fundo pode cansar ao fim de alguns minutos. Alguns puzzle não estão bem conseguidos e levam os jogadores a abandonar.

Conclusão

Children of Silentown é um jogo em que gráficos, sonoridade e personagens se unem para nos guiar na aventura de Lucy contra o medo que se vive na vila. Todo o estilo cumpre perfeitamente a adequação a uma fábula negra, toda desenhada à mão. Alguns detalhes da jogabilidade considero que não foram bem pensados, quebrando algum do ritmo do jogo e no caso de alguns puzzles a abandonar a experiência. Há tambem muitos desafios para desbloquear com decisões diferentes e a utilização de melodias um detalhe que empodera o jogo no total.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Press Engine.

Children of Silentown

19,99€
8.7

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Gráficos interessantes
  • Conceito da sonoridade
  • Personagens e a sua intervenção
  • Point & Click em formato diferente

Contras

  • Puzzles frustantes
  • Música pode ser irritante
  • Alguns detalhes da jogabilidade
Previous post

Razer anuncia linha colunas para PC Nommo V2

Next post

Razer Kitsune: um comando arcade com botões óticos para jogos de luta

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.