AnálisesJogos

Ship of Fools

Introdução

Data de Lançamento: 22 de novembro de 2022

Plataformas: Windows, Playstation 5, Xbox Series X/S, Nintendo Switch

Desenvolvedor: Fika Productions

Preço: 14.99€

Descrição: Ship of Fools é um roguelite cooperativo no alto mar. Entra no teu barco, prepara os canhões e o teu remo e enfrenta os monstros marinhos e as tempestados que rodeiam o arquipélago. És tolo o suficiente para impedir o Aguapocalipse?

Metodologia

Género: Acção, Indie, Roguelite

Modo: Single Player, Online co-op ou Shared screen co-op

Condição de Vitoria: Jogar durante 4 horas.

Gameplay Overview: Controlam um bravo guerreiro velejante, sozinhos ou acompanhados, com a responsabilidade de proteger a ilha agora que a The Great Lighthouse está avariada. Controlando um barco, a sua próxima posição, energia, canhões e um remo, vão desbravando caminho por um mundo muito perigoso.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a nossa primeira partida no jogo:

Análise

Interface: De aspeto muito rústico, como os barcos, armas e inimigos que existem. As ajudas visuais são simples, não intrusivas e no geral funcionam bem para percebermos o que fazer no próximo segundo.

História: Não é exagerada nem superficial de mais, introduz os personagens de forma divertida e todo o mundo está criado numa base de humor inteligente, desde aos artigos aos power-ups.

Comunidade: Não é gigante, mas tem quase 3000 membros no Discord e vários tópicos ativos no Steam Community. Em termos de achievements na Steam, são 31 no total e variam entre progresso, total de inimigos derrotados, utilização de co-op e truques mais avançados (como defletir dois projeteis numa só pancada do remo)

Sensação de Recompensa: Novas personagens, novas armas, novos inimigos e nomes engraçados, acabamos por jogar uma partida após a outro e nem damos pelas horas.

O que mais gostamos: É muito divertido, está a funcionar bem e é imprevisível, para o bem e para o mal. Como um Isaac mas as salas são barcos e pedaços de mar.

O que menos gostamos: Tive alguma dificuldade em perceber os primeiros boss e como me engava boa controlos acabava por perder e ter de repetir as jogadas.

Conclusão

Ship of Fools é um jogo bem construído, com boa jogabilidade, bons gráficos/arte, música e perfeito para passar tempo com os amigos em co-op. Os vilões finais são desafiantes e mesmo algumas das rotas até lá nos obrigam a decidir entre alta recompensa e alto risco. É um jogo intenso e ao utilizar rato e teclado no sofá, algumas vezes correu mal, por isso recomendo um espaço adequado a batalhas de canhões exigentes. Infelizmente sentimos que é pequeno para toda a boa base que tem e gostaríamos de ver mais conteúdo chegar ao jogo e aumentar a sua longevidade (que felizmente está no roadmap para maio 2023 o que nos deixa muito ansiosos).

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Press Engine.

Ship of Fools

14.99€
8.9

História

9.0/10

Gráficos

10.0/10

Jogabilidade

9.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

7.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Gráficos incríveis
  • Jogabilidade
  • Conceito do barco polido e funcional
  • Personagens e história

Contras

  • Poderá ser complicado perceber alguns boss nas primeiras tentativas
  • Algumas vezes trocava os controlos e perdia de forma estúpida
  • Deveria ser expandido
Previous post

Razer apresenta os auscultadores Razer Blackshark V2 Pro (2023)

Next post

Scarlet Tower

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.