AnálisesHardware

AOC GM510 [Rato Gaming]

O GM510 da AOC é um rato ultra leve dirigido aos gamers que procuram combinar uma rápida resposta a um estilo diferente.
Com apenas 58g, uma resposta de 1000Hz, resolução de 16000 DPII, sensor Pixart PMW3389 e switches Kailh capazes de aguentar mais de 80 milhões de clicks e Light FX Sync RGB o GM510 posiciona-se como sendo um sério candidato a um dos melhores ratos por aí.

Podem ver este produto on-site aqui: AOC GM510

Setup de teste

Monitor AGON AG493UCX
Teclado AGON AGK700 – RED
Rato AGON GM510
Auscultadores AOC GH401
Processador Intel i5-9400
Placa-mãe MSI B365M Pro-VH
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12G
Memória HyperX Fury DDR4 DDR4-2666MHz (2×8GB)
Fonte XFX TS 550W
Crucial BX500 1TB
Samsung 860 EVO

Descrição

O seu design particular destaca-o entre os outros ratos super leves e permite atingir um peso de 58 gramas. Um peso que nem todas as respostas da concorrência conseguem igualar.
Equipado com switches Kailh capazes de aguentar mais de 80 milhões de clicks, Light FX Sync RGB, o GM510 tem uma resolução máxima de 16000dpi e um tempo de resposta de 1ms tornando-o assim ideal para os gamers mais competitivos mas também um rato interessante para quem passa muitas horas ao computador uma vez que o seu peso é muito baixo.

Utilização

Começar a usar um rato tão leve foi um desafio, principalmente ao início uma vez que estava habituado a ratos pesados e, confesso, são os meus favoritos. Lembro-me, há muitos anos, de ver alguns ratos ajustáveis em peso e pensar quem é que haveria de querer colocar menos peso no seu rato mas isto são, é claro, opiniões pessoais.
Uma vez ultrapassada a impressão inicial, usar o GM510 tornou-se normal e deixei de reparar que aquele não era o meu rato habitual.

Nos jogos, a resposta é muito rápida e não existe praticamente latência alguma graças ao tempo de resposta de 1ms que equipa o BM510. Os switches Kailh respondem também de uma forma excelente e, quando em jogos competitivos (curiosamente nem fui eu – vejam o vídeo do AGON AG493UCX, no teste em jogo) o desempenho é excecional.

Ergonomicamente o rato é muito confortável e permite longas utilizações, quer para os gamers mais dedicados como para outro tipo de utilizador que utilizem o rato durante longos períodos de tempo.

Opinião

Parti para esta análise a pensar que um rato ultra leve não era para mim mas, curiosamente, achei-o bastante confortável. Eu encaixo-me naquele tipo de utilizador que passa longas horas em frente ao computador devido ao meu trabalho mas acabou por ter um desempenho notável e a curva de adaptação foi bastante acentuada.

Os perfis de utilização são apenas dois e o botão está num local incómodo para trocar. Contudo, se o que pretendemos é apenas mudar os efeitos RGB e a sensibilidade do sensor julgo que não vai atrapalhar ninguém pois a mudança de cores é menos comum e o botão para mudar os DPI está bem localizado sem que ocorram clicks acidentais.

AOC GM510

42.90€
8.9

Conforto

9.5/10

Desempenho

9.0/10

Qualidade

9.0/10

Rapidez

10.0/10

Precisão

9.0/10

Design

8.5/10

Tecnologias

8.5/10

Instalação e conteúdo

7.5/10

Prós

  • Ultra leve
  • Bom design
  • Cabo flexível
  • Excelente desempenho

Contras

  • Poucos perfís
  • RGB muito suave
Previous post

Batora: Lost Haven

Next post

Razer apresenta os auscultadores Razer Blackshark V2 Pro (2023)

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.