AnálisesJogos

Otherwar

Introdução

Data de lançamento: 27 de fevereiro de 2023

Plataformas: PC

Desenvolvedor: Kantal Collective

Preço: 5,89€ na Steam

Descrição: Uma amalgama de tower defence com bullet hell, Otherwar mistura os dois conceitos com um espírito retro e macabro.

Metodologia

Género: Tower Defence, Estratégia

Modo: Single-Player

Condição de vitória: Derrotar inimigos

Gameplay Overview: Escolhe torres e melhorias para otimizar a tua estratégia para derrotar as várias ondas de inimigos infernais, que querem destruir-te e invadir o paraíso.

Gameplay

Análise

Nesta mistura de estilos temos um jogo que desde o inicio mostra as suas garras, exibindo um certo nível de dificuldade acima do casual. Mesmo tendo passado os primeiros níveis com alguma dificuldade, da forma que o jogo está construído, fiquei com uma imediata vontade de repeti-los para acumular objetivos e experiência para percorrer a árvore de habilidades. Como consequência desta vontade, despoletada pelo espírito desafiador do jogo, veio o seu declínio em satisfação.

Depois do primeiro boss, tomei a decisão de voltar aos níveis anteriores e completar todos os objetivos, acumulado experiência e melhorando a personagem principal. Isto expôs o problema da curva de dificuldade, porque os inimigos não escalam em dificuldade proporcionalmente à escalada de poder do jogador. Não digo que devia ser proporcional, mas há loops onde com os melhoramentos certos, o jogo torna-se “fácil”, o que destoa com a apresentação inicial e vai contra o estimulo fundamental de um clássico Bullet Hell.

Falando em termos técnicos, encontrei alguns problemas, onde de vez em quando postos de torres não são utilizáveis e alguns achivements não são detetados.

Gostava que a ideia fosse expandida, ajustando a dificuldade e expandindo a árvore de habilidades, pois embora seja interessante, é limitada em upgrades. Em retroespectiva diria que tirei mais proveito do que inicialmente esperava, sendo em geral uma experiência positiva, que vale a pena para um fã de jogos dos estilos presentes.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por alex1440 em PC.
Chave cedida por Keymailer.

Otherwar

5.89€
6.7

Música

8.0/10

Gráficos

6.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

4.0/10

Cinemática

5.0/10

Prós

  • Boas mecânicas de jogo

Contras

  • Torna-se fácil rápido
  • Pouca variedade de conteúdo
Previous post

Razer dá as boas-vinda ao DeathAdder V3 Pro Faker Edition

Next post

Razer Atlas - Tapete gaming em vidro temperado

Alexandre Brito

Alexandre Brito

Cargo: Senior Game Reviewer (Indie)
Naturalidade: Rio Tinto

Licenciado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica de Sistemas Elétricos de Energia. Atualmente no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Tenho uma certa afinidade a jogos indie, inicialmente devido a limitações de hardware, mas o gosto nunca desapareceu. Também sou um grande amante de cinemas. Em geral uma apreciação e curiosidade por coisas novas.