AnálisesRefrigeração

InWin AIO BR24 [Dissipador CPU]

O BR24 da InWin é um cooler AIO de fácil montagem e que proporciona excelentes resultados no que toca a refrigeração do processador.

Podem ver este produto on-site aqui: InWin AIO BE24

Descrição

Graças ao design da ventoinha no bloco de água que puxa o ar para criar um fluxo de ar na zona área superior da motherboard o arrefecimento vai para além do processador e expande-se às memórias e outros componentes.
A série BR AIO possui ainda efeitos de iluminação ARGB e vem com ventiladores Luna AL120 ARGB.
Controle a iluminação usando o controlador One-Click fornecido ou sincronize com uma motherboard ARGB.

Hardware de teste

Motherboard Asus B660M-A D4
Processador Intel i5-13400
Monitor AGON AG493UCX
Rato AOC GM510
Teclado AGON AGK700RED
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12G
Memória HyperX Fury DDR4 DDR4-2666MHz (2x 8GB)
Fonte ATX EVGA GQ 650W 80 Plus Gold Semi Modular
Doca ICY DOCK flexiDOCK MB014SP-B
Crucial BX500 1TB Samsung 860 EVO
Caixa Fractal Design Focus G

Montagem

O BR24 bem com diversos adaptadores para diversos processadores tanto AMD como Intel incluindo os novos Intel de 13ª geração cobrindo assim as necessidades para praticamente todos os utilizadores.
A sua montagem poderá ser assustadora, principalmente se tudo o que já montaram foram aqueles coolers que vêm com os processadores. Ainda assim, e mesmo que não venha acompanhado com uma manual em papel, os manuais online no site da InWin deixarão poucas dúvidas. Ainda que mais complicado que um cooler a ar e mais demorado, o processo deverá decorrer sem grandes problemas. No meu caso o maior problema, e é algo que deveremos ter em conta, é a dimensão que a caixa deixa para o radiador e as ventoinhas ligadas bem como a altura reservada para as memórias pois nem todas as caixas deixam espaço para ambas as coisas. Eu tive que montar o radiados com as ventoinhas na parte frontal da caixa.
O mais difícil no processo da instalação do BR24, para termos uma noção da simplicidade do processo (e lembro que foi a minha primeira experiência com este tipo de equipamento) foi a qualidade da caixa pois os encaixes não estavam bem alinhados (baixa qualidade da caixa).

Opinião

A primeira coisa que reparei quando liguei o computador após a instalação do BR24 foi a temperatura do processador. Nunca tinha trabalhado com um computador cujo processador estava a baixo dos 20ºC. No trabalho diário e mesmo jogando o processador também nunca aquece como aquecia antes com coolers a ar e o máximo que já consegui ver o processador atingir foram 46ºC- Claro que este registo poderá variar de setup para setup e mesmo em diferentes épocas do ano a temperatura do ar influenciará estas leituras mas a diferença é enorme.

Ainda assim, o meu maior problema com este sistema passa pelo ruído. As ventoinhas Luna AL120 ARGB não são a melhor opção. Claro que, para aqueles jogadores que utilizam um bom par de headphones o ruído não será problema mas para quem, como eu, gosta do seu silêncio durante o trabalho, será certamente uma barreira.

InWind AIO BR24

113.90€
7.9

Instalação

8.0/10

Estética

8.0/10

Desempenho

9.0/10

Ruído

6.5/10

Prós

  • Excelente refrigeração
  • Bons efeitos RGB

Contras

  • Ruído
Previous post

The Unliving

Next post

Arcadegeddon - Uma aventura cooperativa colorida no mundo digital

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.