AnálisesJogos

Impaler

Introdução

Data de lançamento: 06 de dezembro de 2022

Plataformas: PC

Desenvolvedor: Apptivus

Preço: 2,99€ na Steam

Descrição: Impaler é um FPS roguelike minimalista, com gráficos retro, em formato arena onde tens várias formas de matar demónios, uma delas com espetos longos que os matam de forma instantânea.

Metodologia

Género: FPS, Acção, Indie, Roguelike

Modo: Single-Player

Condição de vitória: Jogar durante 3 horas.

Gameplay Overview: Com muita inspiração em DOOM, este Indie da Apptivus utiliza um motor de jogo de raiz e promete que cada partida será sempre diferente.

Análise

Sou suspeito na análise a este jogo porque é inspirado num dos meus jogos preferidos, o DOOM. Em Impaler somos convidados a matar inimigos numa arena fechada, em hordas, com o cenário/layout a mudar entre hordas e num formato roguelike, em que vamos desbloqueando novas armas e novas habilidades (mas a dificuldade também aumenta).

Os momentos inicias são muito bons, o tutorial introduz-nos perfeitamente a tudo o que precisamos para ser bem sucedidos no jogo e depois é começar a matar tudo como manda a lei. Um dos truques que nos diverte mais em Impaler é a arma que lhe dá nome: um disparador de troncos que saem do chão e impalam os inimigos, um recurso infinito mas arriscado (porque os inimigos têm de estar perto), com uma cadência máxima fixa, mas que nos dá pontos extra pela sua utilização. A arma secundária começa por uma SMG básica e vão desbloqueando ou comprando novas, até um máximo de 7 armas, que podem ser alternadas com o impalador.

Os power-ups são mais de 40, que nos ajudam a massacrar os dez tipos de inimigos com que somos confrontados e a garantir que nenhuma run é repetitiva. Isto é o que traz mais magia ao jogo, porque não o deixa se tornar cansativo, vamos desbloqueando novas armas, novas habilidades, podendo jogar o tempo que nos apetece sem que isso afete a experiência, fazer desafios a nós próprios e tentar alcançar todos os achivements do jogo (é muito fácil jogar durante horas neste formato).

Se forem mais malucos podem ainda utilizar a habilidade de esmagar demónios quando aterram de saltos mais altos, bunny hop e strafe jump, onde o limite são as vossas habilidades. Os espetos podem ser utilizados para saltarem mais alto, acreditem, é incrível.

Isto resume Impaler a um jogo simples, com uma fórmula muito bem executada e que nos diverte facilmente durante horas, sempre que nos apetecer. Não tem forma de nos punir, ao deixar uma liberdade total do nosso lado da forma como queremos abordar as coisas, com que armas e de forma mais ou menos dinâmica. Os gráficos, música e efeitos são magnificamente retro e super bem equilibrados, porque criam um ambiente perfeito de shooter dos anos 90. Ao preço a que está, torna-se imperdível!

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ em PC.
Chave cedida por Press Engine.

Impaler

2.99€
9.1

História

8.0/10

Gráficos

10.0/10

Jogabilidade

10.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade incrível
  • Número de armas, inimigos e achivements
  • Boa homenagem a DOOM em formato roguelike

Contras

  • Podia ter outras arenas, mesmo que simples
Previous post

Trust Yvi+ Silent Wireless Mouse

Next post

Hellfire Tactics

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.