Hellfire Tactics
Introdução
Data de lançamento: 10 de novembro de 2022
Plataformas: PC
Desenvolvedor: JWaffle Games
Preço: Não disponível
Descrição: Hellfire Tactics é um autobattler de estratégia multiplayer competitivo onde escolhes um demónio principal, um deck com mais de 90 tipos de unidades e batalhas até 8 jogadores.
Metodologia
Género: Estratégia, Autobattler, Free-to-play
Modo: PVP, PVE (online)
Condição de vitória: Jogar durante 3 horas.
Gameplay Overview: A cada ronda deves levar para o campo de batalha novas unidades, ou redefinir a posição das anteriores de forma a ganhar o turno seguinte, numa batalha que acontece automaticamente depois de planeares a tua estratégia. O teu demónio principal tem determinadas habilidades, há ainda runas especiais que podes utilizar para surpreender o teu inimigo e entre rondas podes guardar cartas para voltarem ao campo de batalha. A disposição no tabuleiro faz com que determinadas cartas se liguem umas às outras, para o bem ou para o mal.
Análise
Infelizmente quando estiverem a ler esta análise o jogo já não estará disponível na Steam. Durante o mês de dezembro a contagem de jogadores diminuiu e o developer não consegue manter o custo do servidor de forma a tudo ficar operacional. Há imensas mensagens de apreço quer no Discord do jogo como na comunidade Steam, porque muitas pessoas estavam contentes com o jogo e têm pena de o ver partir. Mas, o que havia em HFT de mágico?
Este foi o 1º autobattler que experimentei em primeira pessoa, dado que normalmente assisto o alex1440 a jogar os vários Indie deste tipo que passam cá pelo website (como o Destop’s, Hadean Tactics e Slay the Spire), mas desta vez arrisquei eu. O jogo não é simples de entender ao início, mas apresenta-nos um tutorial opcional longo que podemos fazer sem arriscar ficar frustados (mesmo contra bots) nas primeiras batalhas. Mesmo nos sujeitando a isso a curva de aprendizagem é simples e quando aparece um inimigo mais conhecedor, começamos a aprender o que fizemos de errado na nossa armada em poucas iterações.
Cada batalha segue sempre a mesma sequência, sendo desbloqueada uma nova posição por turno, com quatro guerreiros na linha da frente e três na linha de trás. Existem ainda outras quatro posições de stock logo depois do deck da mão, que vai sempre rodando: todas as cartas que não puxarmos para o tabuleiro, são descartadas. Esta zona de stock também permite que coloquem numa ronda cartas a jogo e na seguinte as recolham, enquanto melhoram alguma interação entre cartas.
A ligação entre o vosso demónio e o tipo de jogo e unidades que adoptam é fundamental para o sucesso no fim de cada confronto 1vs1. No fim deste o perdedor sofre dano e quando chega a zero é colocado fora do plantel de jogadores, não entrando na ronda seguinte. As unidades estão divididas em tipos, como duendes ou bestas, têm tamanhos diferentes, atributos e habilidades. As possibilidades são mesmo muitas, acrescendo ainda a ligação entre as unidades da linha da frente e da linha de trás. As partidas não são muito longas, mas a global de 8 jogadores facilmente chega aos 45 minutos. Para conseguirem jogar novas cartas têm de gastar Mana, a unidade de energia do jogo, mas para as movimentarem no tabuleiro não.
Hellfire Tactics é um jogo com uma jogabilidade óptima, bons demónios de base, muitas muitas cartas de soldados e runas, que num ápice mudam tudo. Passei realmente bons momentos nesta aventura, a experimentar cada categoria de soldado e muitas tácticas malucas, mas que infelizmente chega ao fim. Seria incrível uma versão PVP local ou split screen ficar disponível, para não desperdiçar todo o trabalho da JWaffle Games, mas parece que tal não acontecerá para já.
Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!
Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ em PC.
Chave cedida por Press Engine.