AnálisesJogos

Edengate: The edge of life

Introdução

Data de Lançamento: 15 de novembro de 2022

Plataformas: Windows

Desenvolvedor: HOOK

Preço: 6.99€

Descrição: Edengate é um jogo de aventura desenvolvido pela HOOK onde jogam como Mia Lorenson, que acorda num hospital abandonado e cheia de questões. Não se sabe nem o que lhe aconteceu, nem o que aconteceu ao mundo. Este é um jogo interativo onde temos oportunidade de refletir sobre os sentimentos de incerteza, isolamento e aflição, perante um mundo devastado.

Metodologia

Género: Aventura, Casual

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Terminar o jogo.

Gameplay Overview: Em formato na terceira pessoa, navegam pelo mundo do jogo como Mia Lorenson, com movimentos muito simples, interações básicas e puzzles de vários tipos. Os flashbacks são utilizados para nos entregar mais da história, provocar com questões éticas e psicológicas. É um jogo simples de navegação e exploração.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a primeira hora do jogo:

Análise

Interface: O HUD é quase inexistente, acompanhando o estado perdido em que a personagem se encontra. Para os objetos com que podem interagir ou ações que podem fazer aparece uma pequena bola, fácil de compreender e acionar. Muito parecido com o revamp do Hitman, mas sem todas as armas e assassinatos.

História: Mesmo percorrendo o mundo em solidão, ficamos sempre ansiosos pela possibilidade de nós cruzarmos com alguém ou algum monstro. É um jogo sem dúvida com uma profundidade em termos de saúde mental e ética diferente do que normalmente encontram neste formato. Dentro do jogo vamos também sendo envolvidos mais ou menos profundamente conforme o nosso tempo despendido em cada secção, na interação com mais ou menos objetos.

Comunidade: Não existe propriamente um motivo que justifique uma comunidade, mas encontram algumas pessoas na Steam a comentar sobre os detalhes mais psicológicos e éticos que são foco subtil dos desenvolvedores. Os achievements associados são sobretudo por encontrar Easter eggs e escala da nossa exploração e existem alguns Points Shop Items (Profile Background e Emoticons).

Sensação de Recompensa: Existe um certo sentimento de vitória sempre que terminamos um capítulo sem morrer, mesmo sabendo nós de antemão que o jogo não envolve armas nem lutas.

O que mais gostamos: É um formato diferente e os gráficos e música são bons e envolventes. Acaba por tornar o jogo a vivência de uma narrativa com um tema atual.

O que menos gostamos: Algumas vezes o jogo soluça associado aos gráficos e os puzzle poderiam ser mais.

Conclusão

Edengate: Edge of Life é um jogo de ação onde somos desafiados a navegar num mundo perdido, destruído e solitário, questionando-nos sobre temas atuais. Somos envolvidos pela utilização dos objetos nas várias secções e flashbacks da personagem. Os gráficos são atuais e bastante exigentes, com o áudio muito trabalho e cuidado para nos envolver. Não é um jogo extenso, mas o formato também não o justifica, dado que o objetivo fica cumprido na longevidade que tem.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Press Engine.

Edengate: The edge of life

6.99€
8.3

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

7.0/10

Longevidade

8.0/10

Cinemática

8.0/10

Música

9.0/10

Prós

  • História simples e com duração adequada
  • Música envolvente
  • Sensação de solidão e cinemática

Contras

  • Gráficos pesados em algumas situações
  • Poderia ter mais puzzles se desafios
Previous post

AGON AG493UCX [Monitor gaming]

Next post

Acer apresenta novos portáteis TravelMate e Chromebooks para a educação

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Fundador & CEO
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.