AnálisesHardware

AGON AG493UCX [Monitor gaming]

O monitor AG493UCX da AOC – o AGON, a marca gaming da AOC – e a resposta a quem quer ter um monitor com maior largura para um maior campo de visão ou, simplesmente, para uma melhor área de trabalho.

Podem ver este produto on-site aqui: AGON AG493UCX

Onde comprar?
PcComponentes [PT/ES] – https://tidd.ly/3wmisbN
Globaldata [PT] – https://tidd.ly/3WoOfDD

Setup de teste

Monitor AGON AG493UCX
Teclado AGON AGK700 – RED
Rato AGON GM510
Auscultadores AOC GH401
Processador Intel i5-9400
Placa-mãe MSI B365M Pro-VH
Placa gráfica MSI GeForce RTX 3060 Gaming X 12G
Memória HyperX Fury DDR4 DDR4-2666MHz (2×8GB)
Fonte XFX TS 550W
Crucial BX500 1TB
Samsung 860 EVO

Descrição

É um monitor com uma proporção de 32:9, o dobro do que estamos habituados a ver nos nossos computadores de secretária ou portáteis.
Antes de pensar se queremos um destes monitores temos que pensar se podemos ter um destes monitores. Isto porque, em largura, o monitor mede 1.20m, em linha reta. Se tivermos em conta o computador ao lado, se calhar nem vai caber na nossa secretária. Felizmente, tenho uma secretária com 2m e cabe perfeitamente.
O AG493UCX é ajustável em altura, inclinação e rotação pelo que permite adaptá-lo ao nosso ambiente e rejeitar qualquer reflexo que o seu ecrã – já por si anti-reflexo – ainda consiga apanhar.
Algo que me motivou a testar este equipamento é o facto de já trabalhar há bastantes anos com dois monitores FullHD de 24 polegadas. Ora, o AG493UCX tem 49 polegadas, o que equivale, mais ou menos, a dois monitores de 26.8 polegadas, lado a lado, sem o friso a dividir as duas imagens. Isto poderia parecer um paraíso à primeira vista mas nem tudo são rosas quando pensamos mais a fundo na utilização que temos quando temos dois monitores face à utilização de quando temos apenas eu.

Utilização

A coisa mais importante, quando trabalhamos com um monitor neste aspeto, é esquecer o ecrã completo para a maioria das aplicações como o navegador de internet ou processador de texto. Isto porque o conteúdo tende a ficar muito encolhido para um dos lados, no caso dos navegadores de internet e a construção dos sites na atualidade, ou muito desproporcional, no caso dos editores de texto que apanham muito texto para os lados mas pouco para cima ou para baixo, dependendo do tamanho do texto que estamos a utilizar.
Já para tarefas mais ligadas à multimédia como edição de vídeo ou edição de áudio ou até mesmo programação, este monitor poderá, mais uma vez, ser brilhante no seu desempenho e mudar para muito melhor a forma de trabalhar.

Outra das coisas que faço regularmente é ter um dos ecrãs ocupados com um vídeo, quer seja do Youtube, quer seja de outro serviço de stream ou até algum ficheiro mp4. Ora, em dois monitores, quando colocamos a imagem em ecrã completo, este ocupa um dos monitores na totalidade deixando o outro livre para trabalhar mas o mesmo não acontece quando temos apenas um monitor uma vez que o ecrã completo é apenas um.
Felizmente, os navegadores de internet modernos têm a função Picture-in-Picture (PiP) e isso facilita imenso a tarefa uma vez que os gestores de janelas dos sistemas operativos nos permitem, com um simples atalho de teclas, colocar a imagem encostada a um dos lados do ecrã ocupando assim, exatamente, metade da área de trabalho deixando a outra metade desocupara para continuarmos o nosso trabalho.

Jogos

No que toca a jogos, outra das coisas que me deixava um pouco apreensivo, foi um dos aspetos que me fez, definitivamente, apaixonar por este monitor.
É certo que nem todos os jogos suportam esta resolução mas a grande maioria dos jogos modernos suportam sem problema (ou através de algumas modificações nos ficheiros de configuração) e acreditem que este aspeto faz maravilhas em muitos dos jogos. CS:GO, onde o ângulo de visão é bastante superior, eFootbal, em que podemos ver uma maior extensão de campo durante o jogo, Dirt Rally 2, com uma melhor vista sobre a pista e o ambiente envolvente ou até mesmo Cities: Skylines, que nos dá uma mais alargada vista sobre a nossa cidade, são alguns exemplos de jogos que nos proporcionam toda uma nova experiência em 32:9.
Os meus filhos, claro, adoraram jogar Fortnite, Sims 4 e Apex Legends desta forma.

Conclusão

O AG493UCX é um monitor fantástico do qual podemos tirar o melhor partido se nos adaptarmos ligeiramente ao modo como trabalhamos no nosso sistema operativo (testei em Windows e em Linux – o MacBook que tenho não suporta esta resolução) que utilizamos e torna bem mais interessante e cómodo todo o nosso trabalho diário nesta janela digital para o mundo. Sem dúvida que recomendo!

AG493UCX

1219€
8.5

Desempenho

9.0/10

Qualidade de construção

8.5/10

Design

9.0/10

Preço

7.5/10

Prós

  • Utilidade
  • Ajustabilidade
  • Suporta dois monitores dividindo a imagem

Contras

  • Preço alto
  • Espaço ocupado na secretária
Previous post

be quiet! anuncia a sua primeira fonte ATX 3.0 a Dark Power 13

Next post

Edengate: The edge of life

João Jotta

João Jotta

Cargo: Tech Reviewer and Content Creator Specialist
Naturalidade: Oeiras

Amante de tecnologia desde a década de 80 quando vi, pela primeira vez, um Timex a desenhar cores na televisão à medida que carregávamos nos botões. Comecei, ainda assim, muito tarde a mexer em computadores. 1999 foi o ano em que tive o meu primeiro PC e ao fim de 2 dias já nada funcionava. Sem internet, comecei logo aí a aprender tudo... sozinho.
Apoio informático em empresas, vendedor de material informático, montar uma rede numa loja... já fiz um pouco de tudo. Até um curso profissional de programador.
Hoje em dia dou formação na área da informática.
Para além de tecnologia sou também apaixonado pelo mundo analógico dos jogos de tabuleiro.