AnálisesHardware

Asustor AS1002T [NAS]

Foi fantástico experimentar este equipamento da ASUSTOR, que vamos em breves parágrafos resumir nos seus pontos fortes e fracos.

Podem ver este produto on-site aqui: Asustor AS1002T

Entre o que gostámos mais, um sistema operativo bastante intuitivo e rápido, um equipamento com bom design, um preço/qualidade está ajustado, grande variedade de aplicações e fácil instalação das mesmas. Mesmo com um hardware sem ser de topo, permite criar uma cloud pessoal interna ou externa, tem uma instalação dos discos nas slots fácil e acessível e há uma boa oferta de aplicações para smartphone ou tablet, fáceis de usar. Por exemplo a aplicação AIdownload permite controlar através dos smartphone o estado dos downloads que se estejam a fazer de Torrents, tanto em casa como no café. Essa configuração é tão simples que é feita quase de forma automática.

Entre o que gostámos menos, como produtor de conteúdos multimédia o armazenamento de apenas 2 baías não me permite que tenha uma grande capacidade de expansão, no entanto para um utilizador comum que procure uma cloud pessoal é adequado. A instalação de discos 2,5” não é padrão, e tive de utilizar elásticos para instalar um disco deste formato para testes. Se tivesse um adaptador metálico talvez funcionasse melhor, mas poderia encontrar outros problemas e não arrisquei. Durante o streaming de vídeo para Smart TV o processador tem uma boa capacidade de transcoding no entanto não tem capacidade para injetar as legendas ao utilizar o sistema da Plex – o problema reside na capacidade do processador que é a gama mais baixa da Asustor.

Condições de teste

Sistemas utilizados:
Hardware PC
Winkitosh

Dados sobre o produto

Tipo de produto: NAS de 2 baías
Gama/Série: Entrada de gama
Função/utilização alvo: Utilizador doméstico e pequenas empresas
Gama da preços: Até 169€

Conclusão

O ASUSTOR AS1002T é um NAS de duas baías simples para quem quer construir a sua nuvem pessoal em casa, com um sistema operativo fácil de utilizar, muitas aplicações e uma solução quase chave na mão. Dado o seu hardware, entrega um desempenho excelente para tarefas base, mas insuficiente para tarefas mais exigentes, fator totalmente justificado dentro do seu preço, dado que facilmente outras soluções custam 3 vezes o seu valor. A instalação de discos 2,5″ é a tarefa mais chata, que nos obrigou a improvisar um pouco, ao parecer totalmente pensada para discos HDD.

Asustor AS1002T

169€
8

Desempenho

7.0/10

Consumo e ruído

8.0/10

Software

8.0/10

Design e construção

8.0/10

Preço/Performance

9.0/10

Prós

  • Muitas aplicações
  • Facilidade de criação de cloud pessoal
  • Software simples

Contras

  • Sistema de montagem de discos 2,5"
  • Processador não consegue acompanhar transcodings/sincronismos mais exigentes
Previous post

QNAP lança placas de expansão PCIe QM2 acessíveis

Next post

Razer dá tudo na CES 2023

Pedro Cardoso

Pedro Cardoso

Apaixonado pela tecnologia, videografo e maker