AnálisesJogos

Kainga: Seeds of Civilization [Early access]

Introdução

Data de Lançamento: 11 de novembro de 2021

Plataformas: Windows

Desenvolvedor: Erik Rempen

Preço: 16.99€

Descrição: É indie, é uma mistura de Age of Empires com Paper Mario, tem um humor brutal e mesmo em early access já promete e entrega horas de diversão. Kainga: Seeds of Civilization obriga-vos a desenvolver a vossa aldeia das formas mais originais e desafiantes, num jogo de estratégia mirabolante.

Metodologia

Género: Indie, Estratégia

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 2 horas.

Gameplay Overview: Utilizando um elemento central (Thinker) e unidades “menores” vais cumprindo novas missões e crescendo a tua aldeia, num jogo do tipo “city builders”, onde o núcleo é construir, sobreviver e adaptar. Para tornar tudo mais interessante, há uma base de tecnologias que o teu thinker deve descobrir e aprender, para permitir evolução do sistema. A simbiose dessas novas tecnologias, que podem estar em terreno perigoso, com os personagens mais simples (aldeões) e mecânicas de exploração permitem que perder o jogo não seja o fim da aventura, transformando o jogo numa aventura épica.

Análise

Interface: Muito simples, com vários hits que entram no ecrã e nos levam no sentido certo. Tudo é feito de papel, como se a nossa aventura se desenrolasse num pergaminho.

História: Acontece por si mesma com a necessidade de encontrar novas tecnologias que ajudam a progredir a nossa aldeia, ou proteger o nosso Thinker de investidas e ataques. Os 8 biomas diferentes presentes levam-nos por conjuntos de belezas e perigosos diversos, únicos à sua maneira e muito enriquecedores na história.

Comunidade: Tem canal Discord, Steam com 24 achivements, e um developer (sim 1, o Erik) sempre pronto a nos receber. Os boards de discussão no Steam estão também muito on-track. Basta ler os requisitos de sistema para perceber o objetivo do Erik: no mínimo divertirem-se e no recomendado divertirem-se mais.

Sensação de Recompensa: A conclusão de uma missão e objetivos do desafio trazem consigo um momento de risota, por diversos conteúdos utilizados no jogo de forma genial. Mas há uma barreira muito ténue na forma como lidamos com os bugs ainda existentes que podem comprometer tudo isto. A minha sugestão é, nesses casos, darem tempo ao tempo para tal como jogos antigos (Age of Empires) tudo ser diversão.

O que mais gostamos: As mecânicas, os gráficos em papel, os mundos, personagens e tecnologia para descobrir: incríveis.

O que menos gostamos: Ainda alguns bugs presentes e nem sempre o grafismo contribuiu no HUD para percebermos o que estava a acontecer e os próximos passos, mas é uma questão de habituação.

Conclusão

Kainga: Seeds of Civilization é um jogo mágico de estratégia, que começa a nos encantar logo com o seu grafismo e humor, nas mais pequenas nuances. A mecânica utilizada é diferente do normal e está, apesar de tudo, bastante sólida e pronta a desafiar-nos. Não está todo polido, mas tem um developer muito ativo e pronto a deixar o jogo a entregar o seu máximo potencial: horas a pensar como resolver o próximo desafio e sermos surpreendidos a cada novo monstro e bioma.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Press Engine.

Kainga: Seeds of Civilization

16.99 EUR
8.4

História

8.0/10

Gráficos

8.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Bons gráficos e leve no sistema
  • Mecânicas novas dentro do estilo RTS
  • Personagens engraçadas
  • Developer ativo na comunidade

Contras

  • Vários bugs por ainda estar em desenvolvimento
  • Sem sistema de save
Previous post

Razer e Panerai lançam novo Luminor Quaranta em edição Razer

Next post

Razer Naga V2 Pro - O rei dos MMO está de volta

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.