AnálisesJogos

Scarf – Um cachecol mitológico amigo

Introdução

Data de Lançamento: 23 de dezembro de 2021

Plataformas: Windows

Desenvolvedor: Uprising Studios

Preço: 14.99€

Descrição: Scarf é uma aventura que mistura plataformas, puzzles, paisagens bonitas, um grafismo muito único, um cachecol dragão e uma aventura magnífica. E vocês saltam, entre música de orquestra que se adapta à area do jogo e um mundo mágico de mitologia única.

Metodologia

Género: Indie, Plataformas, Atmospheric and Emotional 3D Puzzle Platformer

Modo: Single Player

Condição de Vitoria: Jogar durante 2 horas.

Gameplay Overview: Utilizando o vosso cachecol dragão polimórfico avançam como Hyke, que procura descobrir o seu destino e o que é ser um herói, numa mistura de puzzles e plataformas 3D.

Gráficos & Som

Para compreenderem a dinâmica do jogo, fiquem com a primeira hora:

Análise

Interface: Ficam totalmente envolvidos na história, porque o único que existe de HUD são ajudas na zona de baixo para as acções que podes fazer e qual a tecla a utilizar e durante o jogo os hints são pequenas zonas brilhantes em amarelo ou branco. Algumas vezes são utilizadas cutscenes para vos mostrar qual o destino e pequenas dicas.

História: Um dos pontos chave do jogo, esperem uma abordagem emocional e atmosférica à criação de desafios e mundos. A simbiose de Hyke com o seu cachecol e os sentimentos desta entidade têm um papel fundamental no sucesso desta funcionalidade.

Comunidade: Tem canal Discord, Steam, 25 achivements, trading cards e multimedia para gastarem pontos Steam.

Sensação de Recompensa: Mesmo sendo um jogo de plataformas, Scarf consegue oferecer alguma sensação de vitória com a utilização inteligente do cachecol como nosso companheiro, que brinda connosco nos desafios que ultrapassamos.

O que mais gostamos: O visual, ambiente, música e cenários são espantosos, de ficar parado a contemplar.

O que menos gostamos: A física do cachecol não é perfeita e em alguns momentos ultrapassa o chão, assim como a câmara partes do cenário.

Conclusão

Scarf é um jogo de plataformas bem construído, com um pequeno twist na forma como o personagem se movimenta pelo cenário e as suas habilidades evoluem. O objetivo dos desenvolvedores era criarem uma experiência mais emocional e envolvente e considero que o conseguiram, pelo ambiente e forma como o cachecol, mesmo sem falar, é tão expressivo. Uma aventura que sem dúvida recomendo todos a experimentar.

Se quiserem partilhar momentos de gaming connosco, juntem-se ao nosso Discord na secção de Gaming! Bons jogos!

Notas finais:
Gameplay por Shuper’ Luu’ numa ZOTAC Magnus One (RTX 3060).
Chave cedida por Keymailer.

Scarf

14.99€
8.7

História

9.0/10

Gráficos

9.0/10

Jogabilidade

8.0/10

Otimização

9.0/10

Longevidade

9.0/10

Cinemática

9.0/10

Música

8.0/10

Prós

  • Boa jogabilidade
  • Gráficos muito bem executados e cinemáticos
  • Utilização do cachecol bem conseguida

Contras

  • Em alguns momentos os hits visuais não eram suficientes para perceber o que fazer
Previous post

Kao the Kangaroo

Next post

Kao the Kangaroo - Oh! Well » O DLC perfeito para o halloween

Luís Alves

Luís Alves

Cargo: Chief Executive Officer (CEO)
Naturalidade: Santa Maria da Feira

Sou o moda’a’foca original, um dos guru do modding e tecnologia em Portugal. Desde novo autodidata, sempre gostei de criar, inventar e inovar. Na base tecnológica gosto além do modding, de sistemas de refrigeração a água, hardware e um novo fascínio pela impressão 3D. Considero bastante importante a partilha de conteúdos e conhecimentos.

Desde Abril de 2014 podem também me encontrar na Rubrica PLUG da revista PCGuia todos os meses, a escrever sobre modding, refrigeração a água, pc build e overclocking.

Em Julho de 2017 fundei as Hashtag Dondoca, um projeto sobre saúde mental, agricultura, minimalismo e sustentabilidade, onde sou diretor artístico.

Atualmente no 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica na FEUP (especialização Automação), licenciado em Engenharia Mecânica pelo IPV. Trabalhei durante 6 anos como Engenheiro de Processo na área de semicondutores, para clientes no mercado automóvel e de consumo.